Trabalho pedagogia 5 semestre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2531 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


















































































Sumário



1 – INTRODUÇÃO............................................................................................4
2 – REFERÊNCIAL TEÓRICO.........................................................................5
2.1– BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL...........5
2.2 – REGISTRO REFLEXIVO DA PESQUISA DE CAMPO..........................7
3 – CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................9
REFERÊNCIAS...............................................................................................10
ANEXO 1........................................................................................................11
ANEXO 2.........................................................................................................12



1 - INTRODUÇÃO

Este trabalho foi realizado de forma interdisciplinar, contendo os relatos das etapas para a construção do jogo das argolas, como por exemplo, nossas dificuldades para nos encontrar,a ida até a fundação Nelly Jorge Calnaghi, do que é composto o jogo e como ele se adaptou ás matérias estudadas no quinto semestre de pedagogia, que são elas: Ensino da matemática na educação infantil, Ensino das artes e da música, Ensino alfabetização II, Ensino da natureza e sociedade.
Também teremos aqui anexado um breve resumo do texto Brinquedos e Brincadeiras na educaçãoinfantil de Tizuko Morchila Kishimoto.
Todo o grupo tentou da melhor maneira possível trabalhar de forma coletiva e unida, tanto na parte teórica quanto na confecção do jogo e a ida até a fundação.
A produção textual foi dividida em cinco partes e após cada uma fazer a sua parte, nós nos reunimos, corrigiu, discutimos, de forma critica, porém harmônica.
Auniversidade Unopar Virtual, nos deu a oportunidade de ter como eixo do quinto semestre o seguinte tema: organização do espaço educativo na educação infantil II, que propunha nos aprendermos de forma reflexiva e critica toda a estrutura teórica e pratica do ambiente da educação infantil e também a inicialização dos estágios curriculares obrigatórios.
Não conseguiríamos concretizarmos essesobjetivos sem esta produção textual interdisciplinar, pois não teríamos a prática e nem aprofundaríamos nossos conhecimentos nos brinquedos, sua construção e o que ele é capaz no ensino e aprendizagem. Também nos deu a oportunidade de conhecermos toda a estrutura da educação infantil.
É de grande privilegio estamos fazendo parte da universidade Unopar Virtual, pois estamosacrescentando em nosso currículo universitário um ensino de qualidade, sempre mediado o conhecimento do ensino teórico e a pratica, para que assim sermos grandes professores em um futuro próximo





2. REFERENCIAL TEÓRICO


Estimulando a arte de brincar, serão tratados nos textos a seguir a importância que os brinquedos e brincadeiras têm na infância de cada criança. Seguirá também acriação de um jogo, típico junino, que estimula várias propriedades na criança.
.
2.1 Brinquedos e Brincadeiras na Educação Infantil

A introdução de brincadeiras são linguagens não verbais, nas quais a criança expressa e passa mensagens, mostrando como ela interpreta e enxerga o mundo. Brincar é um direito de todas as crianças do mundo. É uma atividade de grande importância paraa criança, pois a criança torna ativa e criativa, e lhe dá oportunidade de relacionar-se com outras crianças, que a faz muito feliz e mais propensa a ser bondosa, amar o próximo e ser solidária.
O brincar é uma ação livre que a criança brinca a qualquer hora, são atividades principais do dia-a-dia que oportuna o poder de tomar decisões, expressar sentimentos e valores, e um meio de...
tracking img