Recursos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1488 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cursos de Recursos Humanos, informações sobre Recursos Humanos grátis

Você está em: Cursos » Recursos Humanos » Os principais desafios da Administração de RH



Os principais desafios da Administração de RH

ARH = Administração Recursos Humanos

O que diferencia a ARH das outras áreas da empresa é o seu ambiente singular de operação. Administrar recursos humanos é diferente deadministrar qualquer outro recurso empresarial, tais como produção, materiais, produtos, finanças, a tecnologia, porque envolve algumas dificuldades específicas que constituem verdadeirosdesafios, principalmente quando a ARH assume uma postura tradicional e centralizadora. Os principais desafios da ARH são os seguintes:

Primeiro: a ARH lida com meios, com recursos intermediários, e não com fins. Terpessoas nuca constituiu o objetivo principal de uma organização, mas uma decorrência inevitável desta para poder funcionar adequadamente. A ARH é uma função de staff, de assessoria, cuja atividade fundamental consiste em planejar, prestar serviços, assessorar as gerências e chefias, recomendar e controlar. Como lida com meios e não com fins nem com objetivos organizacionais, raramente a ARH éconvidada a participar da formulação da estratégia empresarial e das principais decisões a respeito dos destinos da organização. Quase sempre a ARH deixa de participar do nível institucional da empresa para situar-se sorrateiramente no nível intermediário ou gerencial. Em vez de tomar decisão, a ARH simplesmente elabora planos para implementar as decisões tomadas pelos outros níveis ou áreas da empresa.Talvez seja esta a razão principal pela qual a ARH se fecha na sua especialidade e não abre mão dela, como um meio errático de garantir ainda um espaço dentro da empresa.

Segundo: a ARH lida com recursos vivos, extremamente complexos, diversificados e variáveis, que são as pessoas. Cada pessoa tem suas próprias características individuais de personalidades, suas aptidões, seus conhecimentos,sua própria história e suas capacidades. Não existem duas pessoas iguais. Além das diferenças individuais, as pessoas também se diferenciam a passar do tempo e com absorção de novos conhecimentos, experiências e posturas. As pessoas são incrivelmente diferentes e apresentam em elevado potencial de desenvolvimento e mudanças comportamental. Esses recursos vivos são importados do ambiente para dentro da organização, crescem profissionalmente, desenvolvem-se, mudam continuamente de atividades, de posição e de valor. O grande desafio da ARH é abordar as pessoas como pessoas, como seres humanos, e não simplesmente como recursos organizacionais. Embora geralmente abordadas de uma forma reducionista e estreita como os recursos humanos e sujeitas a uma incrível variedade de barreirasorganizacionais e obstáculos regulamentares, as pessoas constituem os únicos recursos vivos e inteligentes dentro da organização. Pena que sejam tão mal-aproveitadas e extremamente delimitadas em seu comportamento. O desperdício de talentos constitui hoje a maior perda dentro das organizações. Aliás, quanto maior a centralização da ARH, tanto maior o grau de generalidade e de padronização do comportamentodas pessoas. E isto é muito grave. 

Terceiro: os recursos humanos não estão somente dentro da área de ARH; eles estão principalmente alocados nos demais órgãos da empresa e sob a autoridade de diversos gerentes e chefes. Assim, cada gerente é responsável direto por seus subordinados. A ARH é uma responsabilidade de linha e uma função staff. Mas será realmente assim que acontece nas empresas?Cada gerente tem autoridade única sobre seus subordinados e não reparte com ninguém. Mas para que cada gerente possa administrar seus subordinados de maneira adequada, ele precisa de suporte e serviços da ARH que lhe presta as funções de staff para tanto. Quanto maior a centralização da ARH, tanto maior a usurpação de decisões e ações do gerente a respeito de seus subordinados. E é isto o que...
tracking img