Aprendizagem motora

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (475 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Constituição do Aparelho Respiratório
O sistema respiratório humano é constituído por um par de pulmões e por vários órgãos que conduzem o ar para dentro e para fora das cavidades pulmonares. Osórgãos que o constituem são: as fossas nasais, a boca, a faringe, a laringe, a traqueia, os brônquios, os bronquíolos e os alvéolos.
Os brônquios, bronquíolos e os alvéolos situam-se nos pulmões.Figura 1. Constituição do aparelho respiratório

Fossas Nasais
As fossas nasais são duas cavidades paralelas que começam nas narinas e terminam na faringe, estas são separadas pelo septo nasal. Noseu interior existem dobras que se denominam por cornetos nasais que obrigam o ar a turbilhonar.
No teto das fossas nasais existem células sensoriais, responsáveis pelo sentido do olfato. Têm asfunções de filtrar, humedecer e aquecer o ar.
Faringe
É um canal comum aos sistemas digestório e respiratório e comunica-se com a boca e com as fossas nasais. O ar inspirado pelas narinas ou pela bocapassa necessariamente pela faringe, antes de atingir a laringe.

Laringe
É um tubo sustentado por peças de cartilagem articuladas, situado na parte superior do pescoço, em continuação à faringe. Opomo-de-adão, saliência que aparece no pescoço, faz parte de uma das peças cartilaginosas da laringe.
A entrada da laringe denomina-se por glote, e acima dela existe a epiglote que funciona comoválvula, Quando nos alimentamos, a laringe sobe e sua entrada é fechada pela epiglote. Isso impede que o alimento ingerido penetre nas vias respiratórias.
O epitélio que reveste a laringe apresenta pregas,as cordas vocais, capazes de produzir sons durante a passagem de ar.

Figura 2. Laringe
Traqueia
É um “tubo” que mede aproximadamente 1,5 cm de diâmetro por 10 ou 12 cm de comprimento, e as suasparedes são reforçadas por anéis cartilaginosos. Bifurca-se na região inferior, originando os brônquios que por sua vez penetram nos pulmões. Seu epitélio de revestimento muco-ciliar adere...
tracking img