Recursos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3542 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução

Este trabalho teve como o objetivo coloca em prática o que aprendemos o que vimos e aprendemos em sala de aula. Através das visitas feitas a empresa, foram feitas análises sobre os processos de Recursos Humanos utilizados pela empresa.
Analisamos as falhas e as oportunidades que a empresa tem e oferece a seus colaboradores. Com as visitas analisamos os processos: Análise edescrição de cargos, Recrutamento, Seleção, Treinamento, Desenvolvimento, Avaliação de Desempenho, Higiene e Segurança no Trabalho. Conseguimos analisar também o índice de Rotatividade e Absenteísmo, o programa de Benefícios que a empresa oferece aos seus colaboradores, Remuneração e Salário e Responsabilidade Social.
Será descrito abaixo com objetividade cada um desses pontos analisados pelo grupo.2. Análise e Descrição dos Cargos

Segundo os autores George Bohlander, Scott Snell e Arthur Shermar Análise de Cargos é o processo de obtenção de informações sobre cargos, determinando deveres, tarefas ou atividades que eles envolvem. A análise de cargos implica a investigação sistemática do cargo, por meio de uma serie de passos predeterminados. Esses mesmos autores descrevem a Descrição deCargos como uma exposição escrita de um cargo e dos deveres que ele inclui. Não há formato-padrão para as descrições de cargo; elas variam em aparência e conteúdo de uma empresa para outra. A maioria das descrições de cargo, entretanto, contem pelo menos três partes: titulo do cargo, sua identificação e a relação de deveres que ele implica.
Na empresa Haskell existe um modelo antigo de analise edescrição dos cargos. Esse modelo antigo estava defasado, pois não continha todos os cargos existentes na empresa e os que existiam os colaboradores não se enquadravam nas descrições e agora está passando por modificações. Esse era feito da seguinte forma:

3. Recrutamento

Segundo os autores George Bohlander, Scott Snell e Arthur Shermar recrutamento é o processo de localizar e incentivarcandidatos potenciais a disputar vagas existentes ou previstas. Durante esse processo, tenta-se informar plenamente os candidatos sobre as qualificações exigidas para o desempenho do cargo e as oportunidades de carreira que a empresa pode oferecer aos funcionários. O preenchimento de determinada vaga por alguém de dentro ou de fora da empresa dependerá da disponibilidade do pessoal, das políticas deRH e dos requisitos do cargo a ser preenchido.
O recrutamento pode ser interno ou externo.

3.1 Recrutamento Interno

Segundo Idalberto Chiavenato, o recrutamento interno atua sobre os candidatos que estão trabalhando dentro da organização – isto é, funcionários – para promovê-los ou transferi-los para outras atividades mais complexas ou mais motivadoras. O recrutamento interno possuialgumas vantagens e desvantagens. Vejamos quais são elas:
Vantagens –
• Aproveita melhor o potencial humano da organização;
• Motiva e encoraja o desenvolvimento profissional dos atuais funcionários;
• Incentiva a permanência e a fidelidade dos funcionários à organização;
• Ideal para situações de estabilidade e pouca mudança ambiental;
• Não requer socialização organizacional de novos membros;• Probabilidade de melhor seleção, pois os candidatos são bem conhecidos;
• Custa financeiramente menos do que fazer recrutamento externo.
Desvantagens –
• Pode bloquear a entrada de novas idéias, experiências e expectativas.
• Facilita o conservantismo e favorece uma rotina atual;
• Mantém quase inalterado o atual patrimônio humano da organização;
• Ideal para empresas burocráticas emecanísticas;
• Mantém e conserva a cultura organizacional existente;
• Funciona como um sistema fechado de reciclagem contínua.

3.2 Recrutamento Externo

Segundo Idalberto Chiavenato o recrutamento externo atua sobre candidatos que estão no MRH (mercado de recursos humanos), portanto fora da organização, para submetê-los ao seu processo de seleção pessoal. Da mesma forma do recrutamento...
tracking img