Analise de investimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1110 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Análise de Investimentos

A Análise de investimentos consiste em avaliar quais as melhores modalidades de investimentos com vistas a proporcionar o maior retorno possível para os acionistas da empresa no menor tempo possível.
Existem dois métodos para avaliar e calcular o retorno dos investimentos:
Não utilizando valor presente: não leva em consideração o efeito inflacionário nos valoresdos investimentos;
Utilizando valor presente: é levado em consideração o efeito corrosivo da inflação sobre os valores em análise.
Sem utilizar o valor presente, existem dois métodos:

TMR (Taxa Média de Retorno)

TMR= Lucro Anual Médio Estimado
Investimento Médio
A TMR consiste em dividir o lucro total pelo número de períodos (esta parte refere-se ao numerador da fórmula acima).Depois, o Lucro Anual Médio Estimado deve ser dividido pelo investimento total realizado. O resultado significa a taxa de retorno do investimento. Se caso for necessário ter que se decidir entre um dentre vários projetos de investimento, será escolhido o projeto que apresentar a maior taxa.

Payback:

Calculado para saber em quanto tempo o investimento será recuperado:
Payback= Valor doInvestimento
Entradas no Caixa
O resultado refletirá o tempo que se levará para recuperar o investimento.
Como estas duas técnicas anteriores não levam em consideração a inflação, não é muito aconselhável para economias que se encontram em intensivo processo inflacionário. Na decisão de apenas um entre vários projetos de investimentos, será implantado o projeto que apresentar menor payback.

VPL(Valor Presente Líquido)

Como leva em consideração a perda do poder aquisitivo da moeda, este método consiste em multiplicar todos os fluxos de caixa futuros estimados pelo deflator correspondente de cada ano. Depois, estes resultados são somados e, por conseguinte, subtraídos do valor total do investimento inicial. Se o resultado for positivo, vale a pena realizar o investimento.

TIR(Taxa Interna de Retorno)

É a taxa de desconto que iguala os fluxos de caixa deflacionados ao investimento total. Por meio desta taxa, é possível verificar a taxa de retorno do investimento. O valor é encontrado por tentativas até que se encontre uma taxa que iguale o VPL a zero. Na escolha entre vários projetos de investimentos, serão escolhidos os que apresentarem as maiores taxas.Conceitos de Depreciação e Imposto de Renda

A depreciação e o imposto de renda podem exercer um efeito positivo ou negativo sobre um investimento, dependendo das situações da análise.

Imposto de Renda: imposto de renda é um tributo cobrado na maioria dos países do mundo. Esse tributo tem como base de calculo normalmente o lucro contábil, ou seja, a diferença entre receitas, custo edespesas. Na analise de investimentos, contudo, não estamos preocupados com o lucro contábil, mas com o fluxo de caixa gerado pelo projeto de investimento.

Depreciação: a depreciação é uma despesa contábil que reconhece que um ativo perde valor ao longo do tempo. Esse reconhecimento gera uma despesa, que abate o lucro operacional e, portanto, diminui a base de calculo do imposto de renda.Contudo, essa é uma despesa chamada de (não caixa) ou seja, não há fluxo de caixa negativo, saída de dinheiro do caixa. Novamente, devemos nos lembrar de que a analise de investimentos se preocupa com o fluxo e caixa e não com resultados contábeis.

O Efeito da Depreciação

Depreciação:

A depreciação é um a despesa da empresa que não corresponde a um pagamento efetivado
Na mesma época. Poristo, ela tem um tratamento todo especial quando se apura o fluxo de caixa livre de um investimento. A depreciação tem três interpretações, altamente coerentes entre si:
.
Perda do valor de um bem de capital. Os bens de capital, como equipamentos industriais e veículos, perdem valor com o tempo. Isto pode ocorrer em função de seu desgaste natural, provocado pelo uso ou pela simples passagem do...
tracking img