Recursos humanos e modelo buracratico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2843 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DECORRÊNCIAS DA TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS

1. Quais aspectos baseava-se a nova concepção (Homem Social) que surgiu com a Teoria das Relações Humanas?
Com a Teoria das Relações Humanas, surge uma nova concepção sobre a natureza do homem: o homem social, que se baseia nos seguintes aspectos:
Os trabalhadores são criaturas sociais complexas, dotados de sentimentos, desejos e receios. Ocomportamento no trabalho é uma conseqüência de muitos fatores motivacionais;
As pessoas são motivadas por necessidades humanas e alcançam suas satisfações por meio dos grupos sociais com que interagem. Dificuldades se relacionar com o grupo provocam elevação da rotatividade de pessoal (turnover), fadiga psicológica, redução dos níveis de desempenho etc.
O comportamento dos grupos sociais éinfluenciado pelo estilo de supervisão e liderança. O supervisor eficaz é aquele que influencia seus subordinados, obtendo lealdade e alto desempenho;
As normas sociais do grupo funcionam como mecanismos reguladores do comportamento dos membros. Os níveis de produção são controlados informalmente pelas normas do grupo.
2. Como podemos explicar a teoria de campo de Lewin?
O comportamento humanoindepende do passado e do futuro, e sim do Campo Dinâmico – espaço de vida que contém a pessoa e o seu ambiente psicológico. Lewin defende que toda necessidade cria um estado de tensão no individuo e uma predisposição à ação.
3. Baseado no estudo da motivação humana, deparamo-nos com uma abordagem de Ciclo motivacional e Frustração e compensação. Explicite seu ponto de vista nessas duas abordagens.Ciclo Motivacional
A partir da Teoria das Relações Humanas, todo o acervo de teorias psicológicas acerca da motivação humana passou a ser aplicado dentro das empresas. Verificou-se que a motivação, no sentido psicológico, é a tensão persistente que leva o indivíduo a alguma forma de comportamento visando à satisfação de uma ou mais determinadas necessidades. As etapas do ciclo, envolvendo asatisfação de uma necessidade.
O Ciclo Motivacional pode ser assim explicado: o organismo humano permanece em estado de equilíbrio psicológico (equilíbrio de forças psicológicas) até que um estímulo o rompa e crie uma necessidade. Essa necessidade provoca um estado de tensão em substituição ao anterior estado de equilíbrio. A tensão conduz a um comportamento ou ação capaz de atingir alguma forma desatisfação dessa necessidade. Se satisfeita a necessidade, o organismo retorna a seu estado de equilíbrio inicial, até que outro estímulo sobrevenha. Toda satisfação é basicamente uma liberação de tensão, uma descarga tensional que permite o retorno ao equilíbrio anterior.
Frustração e Compensação:
Toda vez que alguma satisfação é bloqueada por alguma barreira, ocorre a frustração, que gerauma tensão interna no indivíduo, deixando-o em intenso estado de desequilíbrio. Quando o indivíduo tenta satisfazer essa tensão por meio da satisfação de outra necessidade complementar ou substitutiva, ocorre a compensação. Assim, a satisfação de outra necessidade aplaca a necessidade mais importante e reduz ou evita a frustração. Desta forma toda a necessidade humana pode ser satisfeita, frustradaou compensada. Toda necessidade não satisfeita é motivadora de comportamento, porém, quando uma necessidade não é satisfeita dentro de algum tempo razoável, ela passa a ser um motivo frustrado. A frustração pode levar a certas reações generalizadas, como desorganização do comportamento, agressividade, reações emocionais, alienação e apatia.
4. Defina Moral e Clima organizacional.
A Moral é umadecorrência do estado motivacional das pessoas provocado pela satisfação ou não das suas necessidades individuais. Na medida em que a organização satisfaz as necessidades pessoais, ocorre a elevação da moral. Já o clima organizacional decorre do conceito de moral, e representa o ambiente psicológico e social que existe em uma organização e que condiciona o comportamento dos seus membros.
5....
tracking img