Nematelmintos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (919 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO EDUCACIONAL AUGUSTO FREITAS


























GUARULHOS
2012

Introdução




Os nematelmintos vermes de corpo cilíndrico, afilado nas extremidades.Muitas espécies são de vida livre e vivem em ambiente aquático ou terrestre; outras são parasitas de plantas e de animais, inclusive o ser humano. Há mais de 10 mil espécies desse tipo de vermescatalogadas, mas cálculos feitos indicam a existência de muitas outras espécies, ainda desconhecidas.

 

[pic]














Características
Embriologia: São animais triblásticos(possuem os 3 folhetos germinativos: ectoderme, mesoderme e endoderme), pseudocelomados (cavidade do corpo é delimitada pelos tecidos da mesoderme e tecidos da endoderme), protostômios (quando o blastóporodá origem à boca) e possuem simetria bilateral.
Tegumento: O corpo desses vermes é coberto por uma cutícula protetora muito resistente, produzida pela epiderme, composta principalmente de colágeno.Essa cutícula protege contra as enzimas produzidas pelo sistema digestório do organismo hospedeiro. A epiderme é composta por uma camada de células simples.
Respiração: Os nematódeos não possuemsistema respiratório, e a respiração é cutânea ou tegumentar, feita através de difusão.
Digestão: Apresentam sistema digestório completo, ou seja, possuem boca e ânus.

Circulação: Não possuem sistemacirculatório.
Excreção: Possuem dois canais longitudinais, que percorrem a lateral do corpo do verme, unidas por um canal transversal, que emite um ducto que eliminam excretas pelo poro excretor. Aprincipal excreta desses animais é a amônia.
Sistema Nervoso: Possuem dois cordões nervosos que percorrem o corpo do animal, ventral ou longitudinalmente. Da faringe partem os cordões nervosos. Ocordão nervoso dorsal é responsável pela função motora, enquanto a ventral é sensorial e motora, sendo considerada a mais importante.
Reprodução: São animais dioicos, em sua grande maioria, possuem...
tracking img