Recursos humanos - base

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3758 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPÍTULO 7




Recursos humanos (RH)




Peter Drucker, falecido em 2005 aos 95 anos, foi um dos maiores teóricos da administração. Ele costumava dizer que uma empresa é, acima de tudo uma organização social formada por gente: “Uma empresa são pessoas. Seu propósito deve ser o de tornar eficazes os pontos fortes das pessoas e irrelevantes suas fraquezas” (CHIAVENATO, 1983).Quem melhor entende disso dentro de uma empresa é o departamento de recursos humanos, ou simplesmente RH, que, ao contratar pessoas,, deve verificar se elas estão afinadas com os valores e objetivos da empresa e não apenas com as funções que irão desempenhar. Daí a importância que assumem os testes de personalidade, as simulações e as entrevistas com os candidatos às vagas oferecidas pelaorganização.




O departamento de recursos humanos atua no sentido de criar um ambiente motivacional de trabalho, por meio de ações de estímulo aos funcionários. Também promove treinamentos e especializações visando ao aperfeiçoamento pessoal dos trabalhadores e à melhoria da qualidade dos serviços. Além disso, possui um setor que cuida dos aspectos legais dos direitos e deveres dostrabalhadores. Em muitas empresas, esse setor costuma ser denominado departamento pessoal (DP). Por essa razão, o RH muitas vezes é confundido com o setor de pessoal, embora os serviços prestados por esse setor representem apenas uma parte de tudo o que é responsabilidade do departamento de recursos humanos. Diferente do setor de pessoal, o RH não se preocupa exclusivamente com os aspectos legais dostrabalhadores.




TAREFAS REALIZADAS PELO RH




Referentes aos aspectos legais. Como já foi dito anteriormente, estas são tarefas desenvolvidas pelo setor de pessoal, geralmente vinculado ao RH.




• Integrar a pessoa à empresa. O contratado deve se submeter a um exame médico admissional para poder fazer parte do livro de registro de empregados. Caso seja oprimeiro emprego do novo funcionário, inscrevê-lo no PIS/PASEP (Programa de Integração Social, no caso de organização da iniciativa privada, e Programa de Formação do Patrocínio do Servidor Público, no caso de empresa pública). Trata-se de um benefício pago pelo governo ao trabalhador. Quem ganha até dois salários mínimos, está cadastrado no programa há cinco anos e trabalhou pelo menos um mês comcarteira assinada no ano anterior tem direito a receber um salário mínimo por ano.




• Realizar adições e deduções de remunerações nos cadastros de pessoal, tais como horas extras, atrasos, licenças, abonos, qüinqüênios, adiantamento de salário, férias, adicionais de funções, periculosidade, aviso prévio, indenizações etc. Para casa uma dessas situações é preciso preencher um documento.• Fazer anotações na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e calcular descontos e contribuições sociais – INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e contribuição sindical.




• Elaborar relatórios contendo informações gerenciais e legais sobre os empregados e a folha de pagamento.




•Coletar dados para a elaboração de formulários legais trabalhistas, previdenciários e tributários.




• Solicitar e distribuir vales-transporte.




• Realizar os procedimentos de demissão, que incluem exame demissional (um documento específico), cálculo de rescisão contratual e homologação do término do vínculo empregatício.




• Realizar procedimentosreferentes a aposentadoria, falecimentos e outros afastamentos, inclusive por invalidez.




• Preparar relatórios sobre ocorrências de eventos e cumprimento de programas de higiene e segurança no trabalho. Acompanhar a legislação sobre higiene, saúde e segurança no trabalho. Alguns problemas, como a LER (lesão de esforço repetitivo, que em geral é uma inflamação causada por movimentos...
tracking img