Recursos humamos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2366 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1. Definição de Comportamento Organização.....................................03

2. Inovação Organizacional .................................................................05

3. Trabalho EmEquipe...............................................................................06

4. Percepção e Comunicação.......................................................................07

5.Eficiência e Eficácia.................................................................................08


CONCLUSÃO

REFERENCIAS

INTRODUÇÃO

As organizaçõesestão inseridas em ambientes complexos e turbulentos, enfrentando constantes desafios e problemas, para os quais precisam encontrar soluções. Uma organização é a ferramenta usada pelas pessoas para coordenar suas ações na obtenção de algo que desejam ou possui valor – isto é, para atingir seus objetivos. As organizações são intangíveis, isto é, podemos ver os produtos ou serviços produzidos e, emalguns casos, podemos ver seus empregados, mas não vemos como e por que eles são motivados a produzir tais bens e serviços. No entanto, os grupos de pessoas e outros recursos utilizados na produção, são a essência das organizações.
Estuda três de terminantes do comportamento nas organizações: indivíduos, grupos e estrutura. O comportamento organizacional aplica o conhecimento obtido sobre aspessoas, os grupos e o efeito da estrutura sobre o comportamento, para fazer com que as organizações trabalhem com eficiencia.
A qualidade do trabalho e o apoio recebido no ambiente de trabalho são muito mais importantes. As habilidades técnicas são necessárias, mas insuficientes para o sucesso das atividades de gestão. Os executivos não podem depender apenas de suas habilidades técnicas. Elesprecisam também de habilidades interpessoais.
Uma organização precisa ter políticas explícitas que orientarão a tomada de decisão. As organizações não se conduzem por si mesmas, daí a necessidade de um pensamento comum que o administrador ao planejar, organizar, dirigir e controlar o trabalho realizado pelas pessoas, de modo a garantir que os objetivos sejam alcançados.
Existe um pano de fundo comum àsdiversas abordagens sobre funções, papéis, habilidades e atividades de administração: todas elas reconhecem a suprema importância da gestão de pessoas.

ETAPA 01
Passo 01
Comportamento organizacional
Conceito:
“Consideram que o comportamento organizacional está envolvido com o estudo e o lado humano da gestãodas organizações” conforme Cunha e Marques.Comportamento Organizacional é a área científica que estuda o comportamento dos indivíduos e dos grupos nas organizações, bem como a estrutura e o comportamento das próprias organizações. “O Comportamento Organizacional é o campo de estudo orientado no sentido do desenvolvimento de uma melhor compreensão do comportamento e do uso de tal conhecimento paraauxiliar as pessoas a serem mais produtivas e a sentirem-se mais satisfeitas no contexto de uma organização” [Mitchell e Lanson].Podemos concluir que a finalidade do Comportamento Organizacional é contribuir para a saúde organizacional, sendo esta perspectivada como um conceito multifacetado, que deve ser operacionalizado através de indicadores de bem-estar relevantes para os vários stakeholders daorganização.
Passo 02
Segundo Peter Sende
Pelo menos uma vez na vida, cada um de nós experimentou a sensação de pertencer a uma “grande equipe”. Não só pelos resultados que ela alcançou, mas pelo espírito de luta, a confiança mútua, a sinergia dos relacionamentos e a vontade de vencer. No entanto, nenhuma equipe já nasce assim. Grandes equipes são organizações que aprendem, conjuntos de...
tracking img