Associativismo e o protonacionalismo mocambicano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1695 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introducao

busca desenvolver a capacidade de

aprender continuamente a partir das experiências organizacionais e a traduzir estes

conhecimentos em práticas que contribuam para um melhor desempenho


um processo pelo qual adquirimos experiências que nos levam a

aumentar a nossa capacidade, que nos levam a alterar disposições de

ação em relação ao ambiente, que nos levam a mudançade








































Tendências Actuais da Administração do Trabalho

Noções de Aprendizagem Organizacional
O processo de aprendizagem organizacional, de acordo com Canário (2003: 83), funciona como referenêcia para entender como as mudanças cognitivas ou praticas dos individuos estão dependentes de novos padrões. Este processoimplica a criação de interpretações de factores e de conhecimento construidos socialmente que, gerados internamente ou provenientes do exterior, se tornam parte da organização.

Para Canário(op cit: 83), uma organização que aprende é a que tem competênciasn nova que a capacita para resolver criativamente os seus problemas . Este tipo de organização tem uma aprendizagem generativa, necessaria emsituações complexas, que aumenta a sua capacidade para se mover no futuro.

Senge (1992), citado em Canário(2003) considera que uma organização que aprende é aquela onde os individuos expandem continuamente a sua aptidão para criar os resultados que desejam, onde se criam novos expansivos padrões de pensamento, na qual a aspiração colectiva fica em liberdadee os individuos aprendem continuamente aaprender em conjunto. Segundo este autor para a ocorrência de aprendizagem organizacional é necessario que a organização são necessarias cinco actividades, a que ele chamou de disciplinas fundamentais.

a) Modelos mentais – consiste em reflectir, esclarecer continuamente e melhor a imagemque cada umtem do mundo, como base para os procedimentos e tomada de decisão.

b) Dominio pessoal –significa aprender a expandir as capacidade pessoas para obter os resultados desejados e criar um ambiente organizacional que estimule todos os participantes a alcançar as metas escolhidas.

c) Visão partilhada – é estimular o engajamento do grupo em relação ao futuro que se procura criar e elaborar os principios e as directrizes que permitirão que esse futuro seja alcançado.

d) Aprendizagem emequipe – processo de transformação das aptidões colectivas ligadas ao pensamento e a comunicação, para que os membros desenvolvam inteligencia e capacidades maiores do que a soma dos talentos individuos.

e) Pensamento sistematico – Senge considera esta quinta disciplina ou actividade a mais importante, pois engloba as restantes . Esta consiste em criar uma forma de analise e uma linguagem paradescrever e compreender as forças e inter – relações que modelam o comportamento dos sistemas. O pensamento sistematicom permite mudar os sistemas com maior eficácia e agir mais de acordo com os processos do mundo matural e economico.

Memoria Organizacional
Girod(1955: 33), considera, em Canário(2003: 86), que a amemoria organizacional é um conjunto de conhecimentos que subsistem naorganização.

A memoria organizacional pode ainda ser entendida como uma representação explicita e persistente do conhecimento e das informações capitais para uma organização, com a finalidade de permitit que os diversos membros da organização, com facilidade, possam aceder,partilhar e voltar a usar tais dados. Uma das principais funções da memoria organizacional é aumentar a copetitividade da organização,e pelo a perfeiçoamento da forma como ele gere seu conhecimento.
Para que haja uma memoria organizacional é necessário que a organizazação passe pelos processos de aquisição, armazenamento e utilização da informação, apoiados em principios operativos complexos.
Como foi dito logo no inicio desta unidade temática, para melhor aprofundar as materias nelas arroladas, aconselha – se ao estudante...
tracking img