Trab

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 534 (133414 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

UNIVERSIDADE DO PORTO
FACULDADE DE LETRAS
Biblioteca Central









DISSERTAÇÕES APRESENTADAS


À FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DO PORTO


Colecção da Biblioteca Central








PORTO
Abril de 2010










FICHA TÉCNICA




Título: Dissertações apresentadas à Faculdade de Letras da Universidade do Porto : Colecção da BibliotecaCentral


Edição: Universidade do Porto, Universidade do Porto, Biblioteca Central


Local: Porto

Data: Março de 2010

Organização: João Emanuel Cabral Leite

Introdução: Isabel Pereira Leite

Revisão: Helena Miranda

Catalogação: Mariana Selas

































SUMÁRIO




INTRODUÇÃODISSERTAÇÕES DE DOUTORAMENTO

PROVAS DE AGREGAÇÃO

DISSERTAÇÕES DE MESTRADO (ordem alfabética de autor)

DISSERTAÇÕES DE MESTRADO (ordem cronológica)

PROVAS DE APTIDÃO PEDAGÓGICA E CAPACIDADE CIENTÍFICA

DISSERTAÇÕES DE LICENCIATURA

NOTA FINAL































INTRODUÇÃO

A primeira listagem de teses publicadapela Biblioteca Central da Faculdade de Letras da Universidade do Porto data de 1979. Incluía 68 referências de teses de Licenciatura, 7 de Doutoramento e 7 de Dissertações Complementares de Doutoramento.
Dez anos volvidos, em Junho de 1989 e na sequência da constituição de núcleos especiais, foi divulgado o 1º anexo do Boletim Bibliográfico integralmente constituído pelas referências das tesesexistentes na Biblioteca Central.
Havia, nessa altura, 270 títulos, o que constituía já um fundo apreciável, e terá sido porque, desde sempre, se teve consciência da crucial importância da actividade científica desenvolvida na FLUP, que o núcleo de dissertações académicas (NDA) foi merecendo especial atenção, tendo sido sucessivamente editados novos boletins (1991, 1992 e 1995) quer pelo ConselhoDirectivo, quer pela Biblioteca Central.
Em 1995, mercê do cuidado tido no levantamento do que tinha já sido publicado, foi possível incluir, entre Dissertações de Doutoramento, Dissertações Complementares de Doutoramento, Dissertações de Mestrado, Lições de Síntese em Provas de Agregação e Trabalhos de Síntese em Provas de Aptidão Pedagógica e de Capacidade Científica, 361 referênciasbibliográficas.
Em 1992, a informação produzida foi, também, pela primeira vez, disponibilizada em disquete. Constituiu isso uma grande inovação nos até então convencionais suportes da informação. Sendo certo que a sua difusão, dentro e fora da FLUP, ultrapassou todas as expectativas, não será menos verdade que hoje, por via dos avanços tecnológicos, os meios que utilizamos são incomensuravelmente maiseficazes, porque de maior qualidade, muito mais rápidos e bem mais versáteis.
O tradicional Boletim Bibliográfico da Biblioteca Central impresso na Oficina Gráfica, que tão bem acompanhou ao longo dos anos o ritmo editorial da Biblioteca, substituído pela Informação Bibliográfica apresentada na página Web da Biblioteca Central, acessível a qualquer pessoa.
A Informação Bibliográfica nº 9constituiu uma nova abordagem em termos de acesso a esse tipo de informação, pois as referências às dissertações apresentadas à Faculdade de Letras da Universidade do Porto até Outubro de 2002, num total de 815 títulos, começando pelos Doutoramentos e terminando nas Licenciaturas, encontram-se facilmente acessíveis através das hiperligações criadas.
No início do ano de 2005 o volume de novostítulos exigia uma actualização da edição de 2002. Foram 105 as novas referências incluídas, as quais correspondiam à produção dos anos de 2003 e 2004.
Em 2005, com o título Dissertações apresentadas à Faculdade de Letras da Universidade do Porto: colecção da Biblioteca Central, mantendo a estrutura do documento original, decidimos passar editar as actualizações na Biblioteca Digital,...
tracking img