Trabalho contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3138 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Anhanguera Educacional
Faculdade Taboão da Serra
Administração

Sumário

Sumário.....................................................................................................................................Página 1
Surgimento da Sociedade Anônima..........................................................................................Página 3
A Sociedade Anônima no Brasil…..........................................................................................Página 5
Características e Funcionamento de uma S.A..........................................................................Página 6


Página 1
Surgimento da Sociedade Anônima

Sabemos que as sociedades anônimas nem sempre existiram, se levarmos em consideração que o processo produtivo e comercial seconcentrava nas mãos de pequenas empresas, conhecidas como sociedades familiares, e que os membros eram pessoas da família.
Isso acontecia por que, para constituir seu próprio negócio era essencial a obtenção de investimento, que vinha da união do capital dos próprios familiares.
A forma antiga no processo de produção eram as empresas particulares, administradas e comandadas pelos donos ougerentes, que também distribuíam os produtos até o consumidor final.
Com o decorrer do tempo, no século XVII, os proprietários, em vista do crescimento lento, resolveram permitir que outras pessoas que não fossem familiares se associassem a elas, com investimentos próprios. Dessa forma, obteriam um montante maior de recursos e por conseqüência uma aceleração na produção e maior circulação dosprodutos no mercado.
Há divergências sobre a origem da sociedade anônima pelos estudiosos, porém, segundo Marcelo M. Bertoldi, existiram dois empreendimentos com características que se aproximam deste tipo de sociedade.
O primeiro deles foi o chamado Banco São Jorge, que surgiu em Gênova no ano de 1407. Teve início como Casa de São Jorge (San Giorgio) e posteriormente transformou-se noBanco de São Jorge, uma poderosa instituição que somente desapareceu em 1816, quando seus credores deixaram de receber somente as remunerações pelo empréstimo e passaram a receber dividendos das transações realizadas pelo banco, exatamente como ocorre hoje com as sociedades anônimas.
O segundo empreendimento citado por Marcelo M. Bertoldi como sendo precursor das sociedades anônimas é a CompanhiaHolandesa das Índias Orientais, criada em 1604, seguida pela Companhia das Índias Ocidentais, constituída em 1621. Tinha como objetivo explorar o Novo Mundo, como toda empresa da época, porém precisavam de altos investimentos. Foi quando encontraram a fórmula da união de capital social com o capital privado, fracionando-se em partes de pequeno valor e para que um grande número de pessoaspudesse investir no negócio, por ser altamente lucrativo. Dessa forma,era garantido ao contribuinte comprovante de sua participação no negócio, o que gerava direito de ação contra a companhia em relação aos lucros e ao capital investido. Originou-se então, o termo "ação" definindo a parcela do capital social.
Ainda de acordo com Bertoldi, era comum que particulares emprestássem dinheiro ao Estado,para investimento em obras públicas e material bélico. Com isso, obtinham o direito de cobrar impostos como remuneração do capital emprestado.
Os credores se reuniam em associações e seus créditos em relação ao Estado representavam
Página 2
parcela do capital social, apesar de não ter características comerciais.
A fórmula apresentada foi tão eficiente que se espalhou para outros países,como Portugal, Inglaterra e França, tendo como característica comum à outorga do soberano e diante disso a exclusividade na exploração da colônia, surgindo em 1807, o Código Comercial Francês, no qual as sociedades anônimas foram mencionadas como instituições jurídicas, não mais dependendo de outorgas privilegiadas pelo Estado, mas por edição de leis especiais, sob o regime de autorização....
tracking img