Reconhecer e desvendar o mundo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3956 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Autonomia Como Objetivo Na Educação
Ana Paula Salvador Werri [*] e Adriano Rodrigues Ruiz [**]
 
RESUMO: Jovens e adultos, muitas vezes, têm dificuldades para assumir posturas autônomas. O objetivo desta pesquisa é investigar a formação moral e intelectual de nossas crianças na escola, trazendo como idéia central a autonomia na educação. Foi desenvolvida a partir de autores como JeanPiaget, Paulo Freire, Rubem Alves, Janusz korczak, Constance Kamii, Leo Buscaglia, Krishnamurti, dentre outros. Eles nos falam de amor, de cooperação e de solidariedade; valorizando o caráter emancipatório e transformador que a educação pode ter.
Palavras chaves: Educação, autonomia, teoria da educação
 
O grupo PET de pedagogia da UEM desenvolve um projeto de extensão com informática atendendocrianças de instituições da cidade de Maringá. Como integrantes desse grupo pudemos observar como algumas crianças são dependentes, tendo dificuldades de criticar e mesmo de opinar.
O que realmente despertou nosso interesse sobre o tema foi ver uma das crianças, trabalhando no programa Paint de desenho, sentir-se incapaz de escolher o desenho que faria e as cores que utilizaria. Essa situaçãoexpressa a dependência intelectual da criança em relação ao adulto, a incapacidade de tomar decisões, isso pode ter reflexos no seu comportamento adulto, gerando comportamento totalmente obediente às estruturas sociais.
Assim, fizemos pesquisa bibliográfica, focalizando o desenvolvimento moral da criança em suas relações sociais e na educação escolar, a partir de autores como Jean Piaget, Rubem Alves eContance Kamii.
 
Relação entre educação e sociedade
Somos submetidos a uma educação que nos tornar seres passivos diante dos acontecimentos e submissos a qualquer um que se imponha e mostre poder sobre nós. Temos idéias e condutas uniformes, como nos fala Rubem Alves:
Educação é isto: o processo pelo qual os nossos corpos vão ficando iguais às palavras que nos ensinam. Eu não sou eu: eu souas palavras que os outros plantaram em mim. Como disse Fernando Pessoa: ‘Sou o intervalo entre o meu desejo e aquilo que os desejos dos outros fizeram de mim’.
Muitos são os responsáveis pelo que somos, muitos influenciam em nossas decisões, em nossos pensamentos e na forma de nos produzir como “homens”. Somos o resultado do desejo de nossos pais, professores, líderes religiosos e políticos.Somos influenciados pelos meios de comunicação, o mais eficaz modo de se propagar idéias. Destacamos a tv como o maior deles, massificando da cultura, ao incutir e padronizar.
Apesar de hoje haver toda uma discussão em torno dos meios alternativos de educação, em nossa sociedade a escola ainda é vista como a melhor forma de se obter conhecimento e estágio obrigatório para ascensão social. Ela estáestreitamente ligada à nossa cultura, regida por uma estrutura semelhante a da própria sociedade./ Percebemos esta ligação ao observarmos a existência de um sistema hierárquico disciplinador, com organização seriada e com discriminação por séries.
A escola [1] , com toda sua autoridade consegue transformar seus “subordinados” (alunos) em sujeitos passivos. Ela consegue impor suas idéias semcontestações, ensinando às crianças desde o principio a absorver e repetir suas lições, tão bem que se tornam incapazes de pensar coisas diferentes. Tornam-se ecos das receitas ensinadas e aprendidas. Tornam-se incapazes de dizer o diferente (Rubem Alves: 1994, 27).
As crianças são educadas para servir a sociedade, para mais tarde exercerem uma profissão que promete preencher suas vidas e realizá-lascomo seres humanos. Na realidade, o que acontece é bem diferente, essas crianças educadas com técnicas para formar técnicos nas mais diversas áreas, tornam-se frustradas, sofrendo com seus conflitos ou então sendo tão ocupadas que esquecem delas próprias. Os homens sabem construir grandes máquinas, avançam na medicina, descobrem segredos da natureza e do universo, mas são incapazes de se...
tracking img