Texto argumentativo

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE CAMPO GRANDE
Campus I: Av. Fernando Corrêa da Costa nº 1.800 Vila Dr. João Rosa Pires
Campo Grande, MS CEP 79004-311 (67) 3316-6000CURSO DE DIREITO
Linguagem Jurídica e Argumentação
Prof. Marcos Paredes Martins





Aula 08TEXTO ARGUMENTATIVO II:
RECURSOS DE ARGUMENTAÇÃO

Seguindo os princípios de Vieira, percebemos que vários são os recursos que permitem organizá-las com afinalidade de desenvolver um raciocínio e fundamentar os argumentos.
Apresentamos, a seguir, algumas dessas formas de se desenvolver os parágrafos de argumentação, como ordenar as ideias de formaque conduza a uma conclusão coerente (fundamentada nos argumentos já apresentados).

1 - ARGUMENTO DE AUTORIDADE
(ou de CITAÇÃO)
A citação de uma idéia de autor renomado outorga à dissertaçãoum caráter de veracidade, de confiabilidade. O Padre Vieira, por exemplo, como sacerdote que é, sugere as citações das Sagradas Escrituras, já que, segundo sua crença, são elas a fonte legítima daverdade. Observe outro exemplo:

Para entrever o futuro é preciso não perder de vista o passado, repercorrendo a marcha do progresso tecnológico, longa, acidentada, interrompida em vários pontosporque, como observava o filósofo inglês Francis Bacon no século XIV, “o tempo, como o espaço, tem os seus desertos e as suas solidões”.

Um texto ganha mais peso quando, direta ou indiretamente,apóia-se em outros textos que trataram do mesmo tema. Costuma-se chamar argumento de autoridade a esse recurso à citação.

2 - ARGUMENTO DE EXEMPLIFICAÇÃO
Segundo Vieira, outro recurso eficiente é aapresentação de exemplos adequados às afirmações, ou seja, que sirvam para ilustrar e/ou comprovar as idéias. Uma idéia geral e abstrata ganha mais confiabilidade quando vem acompanhada de exemplos...
tracking img