Reciclagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (464 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
BIBLIOGRAFIA:
Site: psicologiaesociedade@abrapso.org.br Luiza Ferreira de Rezende Medeiros, mestre em psicologia pela Universidade Católica de Goiás, professora da Faculdade de Cambury ePesquisadora Colaboradora. Kátia Barbosa Macedo, doutora em psicologia social pela PUC - SP, professora titular e pesquisadora da Universidade Católica de Goiás.
VIDRO PAPEL PLÁSTICO

INTRODUÇÃO
Essasituação, comum em qualquer grande cidade brasileira, é um dos retratos da imensa desigualdade social e do alto grau de incompreensão e intolerância vividas no dia-a-dia. Tratados como seres indesejáveis, oscatadores tem suas histórias fortemente marcadas pelo preconceito e pelo desamparo social. É assim em todo país. Separar a imagem do homem da do lixo é um esforço comum a todos os catadores. Acooperativa Coopervida, que surgiu ano passado em esforço conjunto dos catadores com apoio da Secretaria do Trabalho Emprego e Renda, não entra mais no lixão, pois o material é coletado nas ruas ourepartições públicas, com o uso de uniformes e carrinhos identificados, os catadores entram e sai em qualquer ambiente de cabeça erguida, sentindo-se cidadãos comuns.

Por questão de preconceitos muitos evitamos catadores, estando eles com cheiro de lixo ou não. Mas há aqueles que entendem que estão lidando com semelhantes e não com inimigos sociais. Atitudes solidárias deveriam ser regras e não exceção.A atividade deles representa uma significativa contribuição para o meio ambiente. Imagine como o trabalho de reciclagem de material é responsável pela redução do consumo de matéria-prima e pelaeconomia de energia usada na produção de papéis, metais e plásticos. Trabalho tão importante que deveria ter um salário melhor. É lamentável o preço pago pelos produtos, o quilo do papelão custa 0,09 (novecentavos), papel branco 0,18 (dezoito centavos), jornal 0,07 (sete centavos), e o alumínio 2,20 o quilo. Com esses valores o rendimento mensal de um catador varia entre 200,00 e 300,00 reais. Se...
tracking img