Metodologia da lingua portuguesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4231 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Podemos concluir com a PA de Portuguesa: aquisição da linguagem de concepção da escrita, as diversas formas de se alfabetizar. Métodos que evoluíram com o passar do tempo, por motivos de resultados indesejados na alfabetização.
Nesta UTA podemos analisar como é o processo de aquisição da leitura e da escrita, entendendo passo a passo desenvolvimento da mesma.
Temos como objetivoneste trabalho, analisar e revisar as propostas de um melhor método de se alfabetizar, de como levar todo um conhecimento importante e de grande valor sem frustrar, mais sim manter uma relação prazerosa com a prática de ler e escrever.
Toda nossa conclusão nos ajudará a aperfeiçoar nossos conhecimentos e idéias, pois poderemos discutir e refletir sobre cada ponto de estudo de nosso trabalho.Como metodologia para o desenvolvimento da presente PA, utilizaremos a pesquisa nos livros didática, analises reflexões e conclusões que adquirimos com as aulas.
Estudaremos com mais clareza as seguintes disciplinas:
- Metodologia da alfabetização, traz ao professor uma rica forma de ensino, são recursos para melhorar seu trabalho.
- Metodologia do ensino da língua portuguesa, esta disciplinatraz para nós como seus pontos mais altos a aquisição da língua materna.
- Pesquisa e prática profissional de texto, esta disciplina tem como objetivo aproximar o aluno da pratica de ler e escrever cada vez mais, melhorando sua capacidade de produzir textos com níveis mais altos de comunicação.
Metodologia da Língua Portuguesa
Podemos observar que há muitos anos atrás a linguagem começou adespertar curiosidades, era preciso decifrar algo tão inexplorado desconhecido e ao mesmo tempo tão natural no ser humano.
Vários Historiadores apresentaram teorias para este fato, Aristóteles era um Filosofo Grego e segundo ele o Cérebro era responsável em resfriar o sangue que estava alojado no coração, porem dois mil anos após, essa idéia foi descartada quando um médico Britânico chamado WillianHarvey provou com estudos que o coração bombeava sangue para o corpo todo, e por isso o conhecimento humano estaria em outro lugar.
No século XVII foi possível ter uma primeira visão do cérebro, constatou-se então que havia muitas câmaras (ventrículos). Então o filósofo René Descartes concluiu que o cérebro bombeava um fluido animador para que os músculos se pudessem movimentar, então para ele océrebro não havia qualquer ligação com o ato de pensar, o pensar não estaria no cérebro.
Descartes foi criticado por muitos pensadores, com idéias também equivocadas sobre o pensamento e linguagem.
Foi então descoberto por Médicos que a fala estaria sim no cérebro, foi através de lesões em partes do cérebro que se percebeu a fala prejudicada.

Metodologia da Alfabetização
Visando a idéia deLev Semionovitch Vigotsky e Jean William Fritz Piaget, podemos compará-los e perceber que ambos contribuíram com ricas conclusões para o ato de alfabetizar.
Piaget nos traz estudos detalhados de etapas ou estagios que uma criança até a adolecência passa para ser alfabetizada. Estes modulos tem sua ordem correta, surgindo um após o outro, quase sempre respeitando uma faixa etária correspondente.Durante este processo a criança passa pela construção do conhecimento.
O conhecimento é uma contínua construção que ocorre por meio do contato da criança com os objetos de estudo.
(Metodologia da alfabetização Cap 1 pg 23)
É indiscutível que a criança tenha esperiências, pois elas trazem novos conhecimentos.
Epistemologia genética é a ação da criança com o que se quer aprender, é ointeragir, o exercício que a leva ao saber.
Vigotsky enrriquece ainda mais o nosso banco de dados para alfabetizar. Sua teoria propõe o que talvez falta em muitos métodos de ensino: o verdadeiro interagir do professor com o aluno.
Interação é a palavra-chave para esse pensador russo, e isso impulsiona nossa reflexão sobre a importância da interação da criança com os outros que a cercam para o...
tracking img