Reciclagem pneus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3556 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RECICLAGEM DE PENUS INSERVÍVEIS – O CENÁRIO NO BRASIL E SUAS ALTERNATIVAS





RESUMO



No Brasil, a disposição final inadequada de pneumáticos inservíveis gera problemas ambientes de grandes proporções, principalmente no meio ambiente urbano, tornando-se necessária a minimização deste inservível. Os pneus inservíveis são aqueles que não podem mais sofrer processo de reforma, isto é,tornaram-se resíduos. Atualmente, existe uma grande atenção voltada ao passivo ambiental formado por pneus velhos que, muitas vezes, são dispostos inadequadamente na natureza. Existem leis especificas que obrigam os produtores de pneumáticos a destinarem corretamente os pneus inservíveis, como a Resolução CONAMA Nº: 16/2009. Em contrapartida, empresas reformadas de pneus utilizam os pneus usadoscomo matéria-prima no processo de remoldagem, transformando-os em praticamente novos, com um custo relativamente baixo. Em paralelo, as empresas cimenteiras também estão interessadas nesse resíduo. Visto que pelo alto poder calorífico do pneu, esse pode ser queimado nos fornos de clinquer, incorporando inclusive as malhas de aço na composição do cimento. Além disso, incorporando inclusive as malhasde aço na composição do cimento. Além disso, empresas que fazem a reutilização de pneus conseguem produzir interessantes artefatos de borracha, como tapetes de carro e sandálias. A borracha pode ser parcialmente regenerada, pode também virar asfalto ou o pneu pode ainda ser utilizado inteiro como tubulações para esgoto. Existem diversos caminhos para a utilização adequada desse resíduo, que aindaé motivo de muita discussão técnica, política e de preocupação ambiental.



Palavras Chaves: Pneus Inservíveis. Resíduos. Reutilização.



INTRODUÇÃO

Este artigo tem por o objetivo apresentar a atual situação do país em relação ao destino e reciclagem de pneus inservíveis. Além das legislações mais importantes publicadas ate hoje sobre pneus, serão mostrados exemplos para o reusodesse resíduo, assim como tecnologias de reciclagem aplicadas atualmente no Brasil.



Quando os pneus, depois de tornarem-se inservíveis, são dispostos inadequadamente na natureza, esses geram impactos tanto para a saúde da população quanto para o meio ambiente. Cada brasileiro descarta atualmente quatro vezes mais pneus, do que descartava em 1965 (PASSIVO AMBIENTAL, 2007).

Consensualmente,é considerada a destinação mais agressiva ao meio ambiente o descarte de pneus ao ar livre, nos campos, matas, rios, córregos, lagos e mesmo em áreas desertas. Além do péssimo aspecto que deixam na paisagem, os pneus assim descartados representam pelo menos três graves ameaças á saúde humana: sua forma de tubo aberto retém água que favorece a proliferação de insetos nocivos e transmissores dedoenças, embora se biodegradem muito lentamente, os pneus possuem substâncias toxicas que podem ser liberadas na atmosfera e também contaminar o solo, o lençol freático e os cursos de água; e um pneu comum de automóvel contém sempre iminente, durante semanas até se extinguir, exalando gases tóxicos e fumaça negra na atmosfera.

Devido ao aumento de resultados negativos das agressões ao meio ambienteque vem acontecendo, o Brasil, assim como outros países, passaram a regular e a adotar imposições cada vez mais rígidas aos diversos agentes envolvidos, sejam consumidores, empresas , poder público ou outras instituições. Para minimizar isso, atualmente está em vigor a resolução CONAMA Nº416 (Conselho Nacional do Meio Ambiente) a qual obriga a todo o produtor ou importador de pneus a dar destino aum pneu inservível a Ada pneu produzido ou importado.

Segundo Echimenco (2001), no início desse século havia um passivo ambiental de 100 milhões de pneumáticos inservíveis abandonados no país, sejam pneus estocados ou dispostos inapropriadamente em área aberta. Além disso, o autor prevê que a cada ano são somados 17 milhões de unidades de pneus a esse passivo.

Ressalta-se ainda, o...
tracking img