Durkheim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1276 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Qual a contribuição de Durkheim para a Sociologia
Durkheim foi um dos primeiros grandes teóricos da sociologia. Emancipou a sociologia das demais teorias sobre sociedades e a constituiu como rigorosamente cientifica. Sua preocupação foi definir com precisão o objeto, o método e as aplicações dessa nova ciência Durkheim estabeleceu seus princípios e limites, rompendo com o senso comum(os”achimos”).
2) Segundo Durkheim, qual é o objeto de estudo da Sociologia?
Para Durkheim o fato social é o objeto de estado.
3) Quais são as características do Fato Social? Explique cada uma delas.
COERCITIVIDADE: Característica relacionada com o poder, ou a força, com a qual os padrões culturas de um sociedade se impõem aos indivíduos , que a integram , obrigando esses indivíduos a cumpre-las.EXTRIORIDADE: Relaciona-se ao fato de esses padrões culturais serem exteriores ao individuo de sua consciência.
GENERALIDADE: Os fatos sociais coletivos, ou seja, eles não existem para um único individuo, mas para todo um grupo , ou sociedade
4) Quais são as sanções que o indivíduo sofre quando tenta se rebelar contra as normas e regras sociais? Explique e exemplifique cada uma delas.
LEGAIS:São sanções prescritas pela sociedade, sob forma de leis, nas quais se definem a infração e se estabelece a penalidade correspondente.
ESPONTÔNEAS: São as que afloram como resposta a um conduto considerada inadequada por um grupo ou por uma sociedade.
5) A escola é um fato social? Justifique sua resposta.
Sim. Por que educação formal e a informal desempenha , segundo Durkheim , uma importantetarefa nessa conformação dos indivíduos á sociedade em vivem, a ponto de , após algum tempo , as regras estarem internalizadas nos membros de grupos e transformadas em hábitos
6)O que é o fato social normal e patológico? Dê exemplo para cada um deles.
“SOCIAL NORMAL”: Durkheim afirma que o crime é normal porque uma sociedade isenta dele é impossível e sendo este uma ofensa a certos sentimentoscoletivos, para que deixasse de existir seria necessário que os sentimentos que chocam se encontrassem em todas as consciências individuais e possuíssem a força necessária para conterem os sentimentos contrários, opostos, ao ato criminoso. O crime é, portanto, necessário; está ligado às condições fundamentais de qualquer vida social e, precisamente por isso, é útil; porque estas condições a queestá ligado são indispensáveis para a evolução normal da moral e do direito. Durkheim está dizendo que é o crime que regula a sociedade.
PATOLÓGICO: São aqueles que se encontra fora dos limites permitidos pela ordem social e pela moral vigente. Os fatos patológicos, como as doenças, são considerados transitórios e excepcionais.
7) Segundo Durkheim quais são os procedimentos que o pesquisador deveter para realizar uma pesquisa com objetividade científica?
A explicação científica exige que o pesquisador mantenha certa distância e neutralidade em relação aos fatos, resguardando a objetividade de sua análise.
Além disso, é preciso, segundo Durkheim, que o sociólogo deixe de lado suas precações, isto é, seus valores e sentimentos pessoais em relação ao acontecimento a ser estudado, poisnada têm de científico e podem distorcer a realidade dos fatos. Essa postura exige o não envolvimento afetivo ou de qualquer outra espécie entre o cientista e seu objeto. A neutralidade exige também a não interferência do cientista no fato observado.
Durkheim aconselhava o sociólogo a encarar os fatos sociais como coisas, isto é, objetos que, lhe sendo exteriores, deveriam ser medidos, observados ecomparados independentemente do que os indivíduos envolvidos pensassem ou declarassem a seu respeito.
Imbuído dos princípios positivistas, Durkheim queria com esse rigor, à maneira do método que garantia o sucesso das ciências exatas, definir a sociologia como ciência, rompendo com as ideias e o senso comum –"achismos” – que interpretavam de maneira vulgar a realidade social.
8) Por que o...
tracking img