Reciclagem do papel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1441 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COLÉGIO MOYSES LUPION

Mostra Social, Cultural e

Artística

Reciclagem

Douglas Felipe G. N.

17/09/2012

Índice

Reciclagem de Papel............................................................................................................... 2 Economia feita com a Reciclagem ....................................................................................6 PodeReciclar........................................................................................................................6 Não pode Reciclar................................................................................................................7 O Que Podemos Fazer pela Reciclagem do Papel ?.....................................................7 Como Reciclar oPapel........................................................................................................8 Conclusão..............................................................................................................................9 Referências ......................................................................................................................... 10

Reciclagem de Papel

O papel é um materialde suporte da informação escrita que produz fortes impactos negativos, sobretudo ao nível da produção.

De fato, embora a matéria prima se possa considerar renovável - a madeira, proveniente das árvores - a sua produção conduz normalmente a extensas monoculturas de espécies exóticas - como o eucalipto em Portugal, e diversas resinosas na maior parte da Europa - que têm como consequência odesaparecimento da quase totalidade da fauna e da flora nativas. Este efeito está relacionado não apenas com as espécies utilizadas, mas também com o regime de cultivo: plantações densas, revolução de curtas e lavagem de solos de montanha débeis.

As plantações de árvores para pasta de papel são, no Distrito de Aveiro, um pouco por todo o Litoral Norte e Centro de Portugal e mais recentemente, e comconsequências mais graves, também no interior, a principal causa de desaparecimento do coberto vegetal natural, e com ele, de animais de todas as espécies.

Igualmente significativa é a degradação da paisagem, pela via da uniformização, e a perda do seu carácter e da sua especificidade (biodiversidade).

É um drama em larga escala, que os interesses económicos encobrem, e que a falta desensibilidade e de atenção da generalidade dos cidadãos tende a ignorar.

A reciclagem do papel é um procedimento que permite recuperar as fibras celulósicas do papel velho e incorporá-las na fabricação de novo papel. Não é um processo isento da produção de resíduos, mas a produção de pastas virgens também não o é, e assim sempre se minimizam os problemas relacionados com a produção de matériaprima e com a deposição do papel velho.

É importante realçar que os papéis não podem ser reciclados indefinidamente sem que haja perde de qualidade. Após cada utilização, eles perdem parte das suas propriedades e só podem ser reciclado para uso distinto, e um pouco menos nobre, do que o original.

Se se olhar com cuidado e bem de perto para uma folha de papel vai-se perceber que o papel é feitode inúmeras fibras que se cruzam. São elas que lhe dão resistência.

Dependendo do tipo de polpa que é usada para fazer o papel (pode ser pinho, eucalipto ou até outras fibras vegetais como algodão, linho, etc.) ele vai ter fibras mais longas ou curtas e vai ser mais ou menos resistente.

Por isso papel branco é mais caro e inclusive a apara (resto de papel) branca também alcança maior valorno mercado.

E cada vez que se recicla diminui o tamanho das fibras e ele fica um pouco mais fraco. Por isso que para reciclar muitas vezes o mesmo papel, deve-se colocar um pouco de fibra virgem para aumentar a sua resistência.

Outro problema são os pigmentos presentes no papel.

Para fazer papel branco a polpa (de fibra virgem ou papel já usado) deve passar por um processo químico de...
tracking img