Reagente limitante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (934 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

Universidade Federal do Ceará

Centro de Ciências Agrárias

Departamento de Engenharia de Pesca







Relatório de Química Geral

Prática N° 3 Reagente LimitanteNome: Fernando Didio Silva Theorga

Matricula: 347649



Fortaleza, 09/04/12



1. Introdução

Neste relatório serão analisados os fenômenos pelos quais uma ou mais substânciassão transformadas em outra(s), este por sua vez, é chamado de reação química. Alguns fatores contribuem para afetar o rendimento dos produtos em uma reação química, como a quantidade de reagentes, areversibilidade da reação, condições da reação e etc. Pressão e temperatura são alguns dos fatores que podem ser ajustados de modo que aumente o rendimento de um produto em uma reação química, masdevido aos reagentes se interagirem de um certo modo em moles, essas mudanças são limitadas ás quantidades iniciais dos reagentes.



Em condições idênticas, uma reação química obedece sempre àsmesmas relações ponderais, ou seja, obedece a uma determinada estequiometria. Havendo excesso de um dos reagentes, esse excesso não reage, podendo ser recuperado ao final deste processo.



Em umamistura a composição é determinada por meio de um teste para se saber qual o reagente limitante. Nesta prática este teste será realizado em duas etapas.

1) O filtrado é testado para o excesso deíons Ba+² com um reagente fosfato. A formação de precipitado indica que existe excesso de Ba +² na mistura.

2) O filtrado é testado para excesso de íons fosfato com Ba+² . A formação deprecipitado indica que o fosfato estava em excesso na mistura.



2. Objetivos

Determinar a composição Percentual de cada substância em uma mistura e determinar o reagente limitante de uma mistura.3. Procedimento experimental

Parte A – Obtenção do precipitado Ba3 (PO4)2

1. Anotou-se a amostra 1, que contem uma mistura de BaCl2. H2O e Na3PO4. 12H2O.

2. Pesou-se...
tracking img