Reagente e limitante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1288 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Química Geral para Engenharia
Misael Peixoto Gomes – 0335757
Engenharia Metalúrgica












REAGENTE LIMITANTE










FORTALEZA - 2011








Introdução

O reagente limitante é o reagente que é totalmente utilizado em uma reação e, assim, determina quando a reação para. A partir da estequiometria, pode-secalcular a quantidade exata de reagente necessária para reagir com outro elemento. Se os reagentes não são misturados na proporção estequiométrica correta (como visto na equação química balanceada), então um dos reagentes é totalmente consumido, enquanto outro ficará em excesso. O reagente limitante é aquele que é totalmente consumido. O reagente limitante impede de a reação prosseguir, pois emboraainda aja um dos reagentes, não há suficiente de outro para reagirem formando produto.
Há duas maneiras principais para determinar o reagente limitante. Uma maneira é encontrar e comparar a razão molar da quantidade de reagentes utilizados na reação. Outra forma é calcular os gramas de produtos produzidos a partir das quantidades dadas de reagentes, o reagente que produz menos quantidadede produto é o reagente limitante. 

Fórmula 1: Descobre-se o reagente limitante, olhando para o número de moles de cada reagente.
1. Equação química balanceada para a reação química.
2. Convertem-se todas as informações contidas em moles.
3. Calcula-se a razão molar a partir das informações dadas. Compara-se a proporção encontrada calculado para a proporção real.
4. Use aquantidade de reagente limitante para calcular a quantidade de produto produzido.
5. Se necessário, calcule o quanto é deixado em excesso do reagente não-limitante.  
Fórmula 2: Encontre o reagente limitante, calculando e comparando a quantidade de cada produto reagente irá produzir.
1. Equilibrar a equação química para a reação química.
2. Converter a informação dada em moles.
3. Useestequiometria para cada reagente individual para encontrar a massa de produto produzido.
4. O reagente que produz em menor quantidade do produto é o reagente limitante.
5. O reagente que produz uma maior quantidade de produto é o reagente em excesso.
6. Para saber a quantidade de reagente em excesso restantes, subtrair a massa de reagente em excesso consumido a partir da massa total doreagente em excesso dado.






Objetivos

Este trabalho é um estudo sobre os reagentes limitantes de uma reação, onde será analisado cada passo do experimento 5 – Reagente Limitantes. Explicar de forma detalhada o que ocorre com os reagentes durante a reação destes entre si, seus procedimentos, os respectivos materiais utilizados, as proporções das soluções utilizadas, os própriosreagentes, as soluções envolvidas e o resultado final da reação, bem como o precipitado são objetivos. Levando assim a um maior conhecimento sobre o assunto otimizando assim o rendimento da reação.








































Procedimento experimental e resultados


PARTE A: Obtenção do Precipitado Ba3(PO4)2

Na bancada havia umaamostra de BaCl2.2H2O (Amostra 2) e Na3PO4.12H2O (Amostra 1).
Pesou 2 g da mistura em um vidro de relógio e transferiu-se o conteúdo para um béquer de 250 mL. Após adicionar 200 mL de água destilada, agitar a solução e esperar por cerca de um minuto, observou-se a formação de precipitado.
Logo em seguida, o béquer foi posto em banho Maria por vinte minutos. Esse aquecimento acelera a formação doprecipitado.
No entretempo em que o béquer estava no banho Maria, pesou um papel filtro, pesou-se o papel, encontrando-se uma massa de 1,27g. O papel foi dobrado e colocado no funil.
Retirando o béquer do banho Maria após os vinte minutos, fez-se filtrar o precipitado ainda morno e sem agitar o sistema. Agitar o sistema poderia fazer com que o precipitado se misturasse novamente.
Do filtrado...
tracking img