Razonetes - apoio para estudo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (748 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PAULISTA

DANIELA CABRAL DOS SANTOS
RA: B149922

GRUPO SCHINCARIOL: Estudo de Caso

SÃO PAULO
2012
GRUPO SCHINCARIOL – Estudo de Caso

1. Qual foi o fato crucial queimpulsionou a decisão de entrar no mercado de cervejas em 1989? Por que os administradores da empresa optaram por criar um produto mais barato que os oferecidos pelas marcas líderes de mercado?
A decisãoda empresa pela entrada no mercado de cervejas se deu em um momento oportuno, quando as tradicionais fabricantes não vinham dando conta de suprir a demanda nacional pelo consumo da bebida. Osadministradores da Schincariol optaram por enfrentar a concorrência através de uma estratégia de preço baixo e para garantir a competitividade a empresa adotou um rígido controle de produção e distribuição.2. Quais são os perigos da concentração de decisões nas mãos de Nelson Schincariol para o grupo? Qual foi o impacto de seu falecimento no crescimento do grupo?
Nelson Schincariol foi umpresidente centralizador e durante um período de importante crescimento para empresa isso representou um atraso no desenvolvimento de diversos setores. Com o seu falecimento ficava mais evidente a necessidadede renovação, problemas como a desaceleração das vendas, rejeição ao produto (os consumidores associavam a marca a falta de qualidade e pessoas de baixa renda), equipe de vendas desmotivada e aconcorrência se expandindo tornavam urgente uma reação do grupo.

3. Analise e discuta a decisão de criar a marca Primus. Foi uma decisão programada ou uma decisão não programada? Como você avalia aeficácia da decisão?
O grupo decidiu criar a Primus em 2002 com intuito de:
* Atender os consumidores de todas as classes, principalmente os de alta renda;
* Produto de excelente qualidade;* Concorrer de igual para igual com as demais marcas,
* Diminuir a dependência do grupo da cerveja Schincariol tradicional;
* Aproveitar o canal de distribuição, já bem sucedido com a...
tracking img