Rastreabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (826 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Rastreabilidade

Componentes: Abel Neto;
John Aragão;
Paulo Guilherme;Claudiano;
Rogério Magno.

Alguma vez, ao adquirir algum produto ou serviço, você já teve a curiosidade de saber como este produto chegou até você? Qual foio seu trajeto em todo o seu processo de produção e distribuição? Como isso foi feito? Muitas vezes, temos a necessidade de rastrear um produto e analisar todo o seu histórico, seja por algum defeitoou pela necessidade de alguma informação.
Neste trabalho, falaremos sobre uma ferramenta muito importante no controle de qualidade: a Rastreabilidade.

* DefiniçãoIndicada pela Norma ISO 8402, a rastreabilidade é uma forma de traçar o histórico, a aplicação ou localização de um item ou serviço através de informações previmente registradas. A definição derastreabilidade é objetiva, porém permite que cada um determine e especifique seus próprios métodos e objetivos.

O termo rastreabilidade pode se referir à:
* origem das matérias primas oucomponentes.
* histórico do processo aplicado ao produto.
* distribuição e instalação do produto após sua entrega.
 

A rastreabilidade pode ser feita através de etiquetas ou adesivosque acompanham o produto trazendo suas informações, desde a primeira operação realizada.

* Objetivos

Esta ferramenta tem como objetivo principal de trazer informações sobre todosos processos em que o produto foi submetido, suas especificações e em qual lote o produto foi feito e por quem. Assim, caso o mesmo apresente problemas no futuro, sabe-se a sua origem e quais peçasestavam junto com ele, ajudando assim a realizar um recall ou contensão para que este não cause problemas maiores até mesmo ao cliente.

Alguns objetivos:

• Não deixar os produtos...
tracking img