Economia de mercado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1401 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aula de Economia Aluna: Paula Pontes de Campos – RA 816608-0
Prof. Louis Aluna: Juliane Bezerra – RA: A5714I2
Ciências Contábeis / UNIP
1° semestre noturno
Data: 11/05/2010

ECONOMIA DE MERCADO (CAP. 3)

A ESTRUTURA DO MERCADO

1) “Todas as estruturas que não se encaixam em uma concorrência perfeita devem ser consideradas no âmbito de uma concorrênciaimperfeita”. O que significa concorrência perfeita, neste contexto?
No contexto acima significa que a concorrência entre os ofertantes de produtos idênticos é considerada perfeita. Neste mercado competem muitas pequenas empresas, cada uma com impacto desprezível sobre o mercado como um todo e sem qualquer impacto direto sobre qualquer outra empresa. A concorrência perfeita supõe o pleno funcionamento domecanismo de preço como orientador da quantidade a ser oferecida e, igualmente, que será adquirida pelos consumidores. Neste modelo destacam-se as seguintes hipóteses: a) a existência de uma grande quantidade de vendedores e compradores, b) homogeneidade dos produtos, c) transparência das informações de mercado, d) condição dos agentes como “tomadores de preço” e e) facilidade para entrar ou sairdo mercado.

2) Qual estrutura determinante num regime de concorrência monopolística? Cite um exemplo.
O monopólio constitui o extremo oposto da concorrência perfeita: existe apenas um ofertante de um bem ou serviço que não apresenta um substituto próximo, ou seja, sem concorrentes no mercado, exercendo uma grande influência na determinação do preço. Exemplo: Sabesp (água), Eletropaulo(energia), AES (energia).

3) Quais as determinantes de um oligopólio? Cite um exemplo.
As determinantes de um oligopólio são os rendimentos de escala, o controle sobre as matérias-primas e a existência de patentes e licenças de uso de marcas. Existência de uma pequena quantidade de empresas vendedoras e uma grande quantidade de compradores. Exemplo: supermercados (Wallmart, Carrefour), cimentos(Votorantim).

4) O que se pode referenciar quanto a produto em regime de monopólio?
Inexistência de produtos substitutos próximos.
O produto em regime de monopólio não possui concorrente no mercado em questão, podendo ser de tal complexidade – ou a sua obtenção o é – que impossibilita a existência de outros substitutos próximos no mercado.

5) O que caracteriza um monopsônio? Dê umexemplo de monopsônio em sua região, caso exista algum.
A existência de muitos vendedores para uma só empresa compradora. Exemplo: material bélico de defesa, Souza Cruz (tabaco), Toledo (carnes).
6) Quando poucos compradores se juntam numa mesa para negociar com poucos vendedores, está-se caracterizando que tipo de estrutura de mercado? Cite um exemplo de participante desta reunião.
MonopólioBilateral. Exemplo: GM compra aço da CSN, ALL locomotivas compra máquinas da GE.

7) O que é um exemplo claro e incontestável de concorrência perfeita?
Nesta estrutura de mercado nenhum dos agentes é capaz, isoladamente, de influenciar a quantidade de produtos que serão oferecidos, nem tampouco seus requisitos de qualidade e preço.

8) O que caracteriza um oligopólio? E um monopólio?
Ooligopólio é caracterizado pela existência de uma pequena quantidade de empresas vendedoras e uma grande quantidade de compradores, enquanto o monopólio é caracterizado pela existência somente de uma empresa vendedora para grande quantidade de compradores.

9) O que caracteriza uma concorrência imperfeita?
Quando os agentes desta estrutura de mercado tem influência direta sobre o mercadocomo um todo e sobre qualquer outra empresa.

10) O que caracteriza um oligopsônio? Existe algum aí na sua região?
Oligopsônio é caracterizado pela existência de muitos vendedores mas com poucos compradores. Exemplo: Supermercados (grandes redes), Alimentos embutidos.

11) Cite três fatores que dimensionam e dão forma às estruturas de mercado.
Conforme a classificação de Stakelberg em...
tracking img