Rastreabilidade automotiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3040 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário
1 INTRODUÇÃO 5
1.1 JUSTIFICATIVA 6
1.2 DELIMITAÇÃO 7
1.3 OBJETIVOS 8
OBJETIVO GERAL 8
1.4 METODOLOGIA 9
2 REFERENCIAL TEÓRICO 10
2.1 CONCEITO DE RASTREABILIDADE 10
2.1.1 ISO/TS 16949 10
2.1.2 ISO 9001 10
2.1.3 VANTAGENS DA RASTREABILIDADE 11
2.1.4 TIPOS DE RASTREABILIDADE NO SETOR AUTOMOTIVO 11
2.1.5 TECNOLOGIAS DE RASTREABILIDADE 12
2.1.6 SISTEMADE RASTREABILIDADE 16
2.2 CONCEITO DE RECALL 18
2.2.1 RECALL 19
2.2.2 LEGISLAÇÃO QUE REGE O RECALL 19
3 CONCLUSÃO 20
REFERÊNCIA 21

LISTA DE FIGURAS
Figura 1- Código de Barras 13
Figura 2- Sistema RFID 14
Figura 3- Micro Percussão 15
Figura 4- Marcação à laser 16
Figura 5- Marcação Data Matrix 16
Figura 6- Sistema de rastrealibidade convencional 17
Figura 7- Sistemade rastreabilidade convencional 18
Figura 8- Sistema de rastreabilidade proposto 19

INTRODUÇÃO
* Através desse trabalho almejamos analisar os conceitos de rastreabilidade e recall. Os dois tipos de sistemas de rastreabilidade; composto e proposto. As atuais tecnologias a serviço da rastreabilidade, como por exemplo, o código de barras, sistema RFID, micro percussão, rastreabilidade à lasere a mais nova tecnologia; o Data Matrix. Iremos apresentar as vantagens da rastreabilidade dentre elas: rapidez na identificação de problema,facilidade em isolar um problema,bloquear efeitos desagradáveis, entre outras.
Ao decorrer do trabalho detalharemos os tipos de rastrabilidade; controle interno da peça durante o processo de produção e Controlar informações em toda a cadeia produtiva,atingindo inclusive a aplicação da peça no produto final. O Recall também será citado ao decorrer do mesmo, sua aplicação e legislação.


JUSTIFICATIVA

A implantação do estudo dos temas Rastreabilidade e Recall são importantes do ponto de vista do controle de qualidade, visando ter melhor conhecimento da atuação dos mesmos aliados à gestão da qualidade.
O momento para implantar o estudo éoportuno, pois, a iniciação do curso é recente, portanto ainda não possuímos total conhecimento da área, e a realização do trabalho nos possibilitará o mesmo.

DELIMITAÇÃO

É possível realizar a rastreabilidade? Quais os meios param se alcançar a mesma?

OBJETIVOS

* OBJETIVO GERAL

Analisar os processos a realização do processo de rastreabilidade e importância do recall.

OBJETIVOESPECÍFICO
Realizar um estudo detalhado da realização da rastreabilidade nas empresas, como alcançar a qualidade nesse processo, e caso ocorra erros como proceder com o recall.

.

METODOLOGIA

Estudo de caso: será realizado um estudo detalhado dos de rastreabilidade, aplicação do recall, qualidade dos produtos, segurança na produção do produção.

REFERENCIAL TEÓRICO

CONCEITO DERASTREABILIDADE

Segundo Dyer (1966) este conceito representa a capacidade de traçar o caminho da história, aplicação, uso e localização de uma mercadoria individual ou de um conjunto de características de mercadorias, através da impressão de números de identificação. Ou seja, a habilidade de se poder saber através de um código numérico qual a identidade de uma mercadoria e as suas origens.A rastreabilidade é um conceito que surgiu devido à necessidade de saber em que local é que um produto se encontra na cadeia logística sendo também muito usado em controle de qualidade.
Os sistemas de rastreabilidade são encontrados com frequência nos ambientes de manufatura das indústrias fabricantes de peças e componentes automotivos, realizando inspeções, verificando códigos e controlando robôs e suaintensa utilização proporciona enormes vantagens competitivas.
Estes sistemas estão totalmente alinhados aos programas de qualidade total e são extremamente importantes no atendimento das normas de qualidade como, por exemplo, a norma ISO/TS 16949, que é uma norma do setor automotivo mundial, por proporcionarem inspeção e total rastreabilidade das peças e componentes. Sendo assim, no...
tracking img