Rfid

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4663 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo
Entenda as diferenças na adoção da tecnologia médica

Na Prática
4 premissas do Moinhos de Vento para segurança da informação

Lista
5 maneiras como o social muda nossa forma de trabalhar
crédito: Foto 1 divilgação / foto 2 Gladstone Campos / Realphotos

Torres (esq.), da Link Monitoramento: desafio dos fornecedores ainda é associação da tecnologia a uso de satélite e altocusto. Hackett (dir.), da Zatix: “O nosso mercado potencial é gigante”

crédito: divulgação

Fonseca (esq.), da FedEx: cliente precisa de muito mais do que informações sobre trajeto de suas encomendas. Bio (dir.), da SAP: custo do RFID caiu muito, com unidades na casa dos centavos de dólar

Há forte expectativa de crescimento e diversificação do mercado brasileiro de hardware, software eserviços de rastreamento e rastreabilidade (entenda os conceito no bloco abaixo) . O que está por trás da onda de otimismo vai além do bom momento econômico vivido no Brasil, que se reflete nos investimentos corporativos para melhorias e inovações. Resulta também da sofisticação das tecnologias envolvidas e do barateamento dos serviços de telecomunicações. É fruto ainda de algumas medidas governamentaisque têm movimentado tanto o segmento usuário quanto o fornecedor, como o caso das resoluções Contran nº 245/07 (que obriga montadoras a instalar equipamento antifurto nos veículos novos saídos de fábrica), Contran nº 212/06 (que dispõe sobre a implantação do Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos no território nacional) e Anvisa nº 59/09, (que trata de mecanismos para rastreamentode medicamentos). “O nosso mercado potencial é gigante”, afirma Martin Hackett, presidente da Zatix, companhia de rastreamento de cargas e recuperação de veículos roubados.

Hackett cita como exemplo o segmento de caminhões, onde menos de 20% dos veículos circulantes (de uma frota total de 2,4 milhões, segundo a Fenabrave) são rastreados no País. Disposta a aproveitar o momento, a Zatixfortaleceu sua musculatura com política agressiva de aquisições que resultou em múltiplas plataformas operacionais. “Com nossos projetos de integração, clientes que usam várias tecnologias não precisam mais de equipamentos diferentes para fazer o rastreamento”, diz.

A perspectiva do executivo é que o uso do rastreador, motivado inicialmente por questões de segurança, destine-se cada vez mais aincrementar processos de logística e impulsione a telemetria, considerada a última fronteira do rastreamento. “São muitos os segmentos que já se beneficiam com aplicações mais sofisticadas da tecnologia de rastreamento, como empresas de produtos químicos, que usam o recurso para reduzir acidentes que podem causar desde mortes até danos ambientais, e varejistas que monitoram a temperatura de produtosrefrigerados durante todo o seu trajeto”, enumera Hackett.

Por outro lado, é grande o número de negócios que restringe o uso do rastreamento aos recursos básicos. “Nos Estados Unidos e na Europa, companhias de seguro já definem valor de contrato com base no comportamento de risco de cada motorista, medido por meio de parâmetros diversos captados enquanto o mesmo dirige. Muitas companhiasfinanceiras também usam o rastreamento nos veículos que financiam, inclusive para eventuais casos de roubo antes do fim do pagamento”, exemplifica o presidente. De acordo com o executivo, é importante que CIOs e tomadores de decisão deixem de enxergar a tecnologia apenas como recurso de segurança. “Eles têm à disposição soluções personalizadas que integram o rastreador com sistemas de ERP e com diferentesdispositivos, como PDAs e smartphones. Passam a dispor e gerenciar informações capazes de aumentar efetivamente a eficiência operacional, em muitos aspectos”, diz.

Para Sílvio Torres, presidente da Link Monitoramento, que introduziu no País o modelo de franquias para rastreamento, um desafio do mercado é que esta tecnologia ainda é associada a uso de satélite e altos custos. “Mas posso...
tracking img