Ranicultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2170 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RANICULTURA – UMA VISÃO TÉCNICA
Apresentação

A ranicultura se iniciou no Brasil na década de 30, quando um técnico Canadense trouxe alguns casais da rã Touro Gigante de seu país e iniciou a criação no Estado do Rio de Janeiro. Desde então muita coisa se modificou, sendo que o Brasil foi o pioneiro na criação racional de rãs. 
Mercado

O mercado potencial é de cerca de três vezes superior àoferta, um dos fatores limitantes desse mercado é o preço que o produto tem chegado aos pontos de venda. 
Dados mais recentes estimam a produção brasileira em torno de 400 toneladas anuais, portanto, um mercado ainda em franca expansão.
Localização

Terreno próximo aos centros consumidores e pouco acidentado, variando seu tamanho de acordo com a produção almejada (tamanho médio 500 a 1000m2). Locais com a temperatura ambiente mais elevada são recomendados, pois as rãs são animais ectotérmicos, adaptando sua temperatura corporal ao ambiente. Em outras palavras "quanto mais quente melhor".
Estrutura

Quando iniciamos uma criação de rãs, podemos fazê-lo com a aquisição de rãs adultas; rãs jovens; girinos ou desovas. 

A escolha depende de uma série de fatores como a facilidade deobter os animais nas suas diversas fases, época do ano, fator econômico, etc. Por isso, passamos a analisar cada uma das alternativas mencionadas. 

Rãs adultas
Sua aquisição e introdução no ranário devem ser feitas até junho ou julho, para que elas se adaptem e comecem a se reproduzir a partir de agosto ou setembro e até fevereiro ou abril do ano seguinte, quando termina a temporada dereprodução, que abrange os meses mais quentes do ano. Além disso, é a época em que os insetos e outros animais aparecem para servir de alimento para as rãs. 

Os animais só devem ser adquiridos quando todas as instalações já estiverem prontas para recebê-los. Essa é a forma de, em menos tempo, começarmos a criação e a produção comercial de rãs.
 
Girinos
O melhor é adquiri-los em agosto ou setembro,quando o tempo ou os meses vão começando a esquentar e podemos aproveitar todo o verão, época essa, que apresenta as melhores condições para os girinos se adaptarem ao novo ambiente e, também, que se desenvolvam mais rapidamente. 

Os lotes de girinos, sempre que possível, devem ser bem uniformes, no que diz respeito ao tamanho dos animais, o que evita ou diminui as possibilidades de competições ecanibalismo. 

Selecionar os girinos, por tamanho, é uma tarefa muito difícil, trabalhosa, demorada e quase impossível em criações comerciais. Na prática, o que devemos fazer é não misturar lotes ou somente os da mesma idade e tamanho. Uma forma para homogeneizar os tamanhos dos girinos de um lote é colocá-los (na época certa), em tanques-rede. 

Desovas
Embora seja o método mais demoradopara iniciarmos a produção, podemos perfeitamente começar a criação com desovas adquiridas em ranários de confiança. O maior problema é o seu transporte que deve ser feito com todo o cuidado, em sacos plásticos ou caixas isotérmicas. 

Existem portanto, em um ranário comercial diversos setores como: 
- Reprodução;
- Embriologia;
- Girinagem;
- Metamorfose e Engorda.
O setor de Engordarepresenta cerca de 70% das instalações em um ranário. 
Para os setores de reprodução e engorda são necessárias áreas secas com cochos e abrigos e uma área com piscina. As outras fases são exclusivamente aquáticas. 
Todos os tanques são construídos em alvenaria com cobertura de sombrite 50% e ficam sob estufas agrícolas, como foi mencionado anteriormente. Dessa forma promove-se um aumento datemperatura ambiente, permitindo assim um desenvolvimento mais rápido dos animais. 
Equipamentos 
Os equipamentos básicos são: bombas aquáticas, comedouros, telas, equipamentos veterinários e etc. 
Investimento Inicial: 

O investimento varia muito de acordo com o porte do empreendimento e do quantitativo de que dispõe o investidor. Calcula-se o investimento de 55 a 75 reais o metro quadrado de...
tracking img