O papel do arquiteto na sociedade

Páginas: 3 (505 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2012
O papel do Arquiteto na sociedade.




Neste texto pode-se observar vários aspectos importantes e conclusivos sobre cores, tonalidades, relações de cores primárias-secundárias, quentese frias e complementares.
Primeiramente é interessante compreender que complexidade da cor, a possibilidade de estabelecer relações diferentes com poucas cores básicas, representando assimordenações colorísticas que correspondem a certas estruturas espaciais e expressivas naturalmente. Conhecendo esses princípios de relações, como funcionam, e qual o possível efeito das coresindividuais dentro de um eventual contexto, entendemos que não precisamos decorar centenas de nomes de cores, pois saberemos em que sentido poderemos torná-las expressivas.
A partir disso podemostrabalhar com as tonalidades através de uma infinidade de misturas, obtendo-se as escalas cromáticas baseadas em múltiplas gradações, entre o tom mais alto e o mais baixo. Na escala cromática, quando sepredomina tons altos e intensos mais se faz sentir o caráter sensual da cor nas composições, outro fato interessante é desmaterializar a cor aproximando-a do efeito expressivo da luz, quandopredominamos a escala tonal de claros-escuros.
Nas relações de cores primárias-secundárias o ponto importante a notar é que todas as outras relações se estabelecem entre as cores e não como nastonalidades, dentro de uma única cor. Como as cores primárias são laranja, verde e violeta, e a secundaria é a mistura de duas primárias, os movimentos visuais se baseiam, na contraposição de cor com cor,se tornando intransponíveis para os demais elementos formais, sendo sempre de caráter cromático.
Tendo como base o azul e o vermelho a relação de cores quentes e frias, se originou emexperiências humanas elementares imemoriais. Enquanto as cores frias originadas do azul dão a sensação de recuo e retração, as quentes originadas do vermelho e do amarelo dão a sensação de avanço e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O papel do arquiteto na sociedade
  • O PAPEL DO ARQUITETO E URBANISTA NA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE
  • Qual o papel do Arquiteto no Ambiente Urbano ?
  • Nosso papel na sociedade
  • O Espaço do Arquiteto na Sociedade
  • Profissão do arquiteto na sociedade
  • O papel da escola na sociedade
  • Papel da mulher na sociedade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!