Radionovela

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (399 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Nascida no Brasil em 7 de setembro de 1922 a radionovela era uma narrativa folhetinesca sonora nascida da dramatização do gênero literário novela, produzida e divulgada em rádio. Na era de ouro doradio, as radionovelas foram fundamentais para que a história do rádio brasileiro se configurasse. Elas estimularam a imaginação dos ouvintes (principalmente mulheres, as senhoras e senhoritas queacompanhavam o enredo) e projetaram uma serie de rádio-atores que, depois, migraram para a televisão.
Fez um enorme sucesso no inicio do século xx, era pré-televisiva. Boas historias, bons atores eefeitos sonoros realistas eram o segredo do gênero para captar a atenção dos ouvintes. Nasceram assim, as primeiras transmissões de radionovelas no Brasil, fruto da dramatização de tramas literárias.Eram comuns os “teatros em casa”, os “radioteatros” presentes nos mais variados programas das emissoras de rádio brasileiras. Na própria Rádio Nacional, desde o fim da década de 1930, era apresentadotodos os sábados o programa Teatro em Casa, que consistia na radiofonização, em uma única apresentação, de uma peça teatral. Havia ainda Gente de Circo, de Amaral Gurgel, uma história semanalseriada, que estreou no início de 1941.
Assim, a primeira radionovela transmitida no Brasil pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro foi “Em busca da Felicidade”, original cubano de Leandro Blanco comadaptação de Gilberto Martins. São também consideradas pioneiras as radionovelas “Fatalidade”, escrita por Oduvaldo Vianna e a radionovela “Mulheres de Bronze”, baseada num folhetim francês. O maior sucesso emradionovela de todos os tempos foi “O Direito de Nascer”(1951), do cubano Félix Caignet, que ficou três anos no ar e que chegou a ser chamada popularmente de “ O Direito de Encher”.
O custo daprodução das radionovelas era muito alto e com o crescimento da televisão, ocorreu a migração da verba publicitária para o novo veículo. Isso explica,em grande parte, o abandono do gênero radionovela...
tracking img