Radionovelas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (418 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Radionovela
É uma narrativa folhetinesca(é uma narrativa seriada dentro do gêneros prosa de ficção e romance) sonora, nascida da dramatização do gênero literário novela, produzida e divulgadaem rádio. Na era de ouro do rádio, as radionovelas foram fundamentais para que a história do rádio brasileiro se configurasse. Elas estimularam a imaginação dos ouvintes (fundamentalmente mulheres, assenhoras e senhoritas que acompanhavam o enredo) e projetaram uma série de radio-atores que, posteriormente, migraram para a televisão.[1]
Fez enorme sucesso no início do século XX, numa era pré-televisiva.Boas histórias, bons atores e efeitos sonoros realistas eram o segredo do gênero para captar a atenção dos ouvintes. Diz-se que os grandes mestres da magia eram os sonoplastas - considerado mestre dasonoplastia era Urgel de Castro da Rádio Nacional RJ -, que para estimular a imaginação das pessoas, reproduziam todo tipo de sons e ruídos: O som da chuva, do telefone, da passagem de tempo, dospassos dos personagens.
A primeira transmissão de rádio no Brasil foi ao ar em 7 de setembro de 1922, porém, o veículo demorou a se tornar popular, em razão do preço do aparelho e a demora naimplantação de retransmissoras.

Relação de radio novelas transmitidas no Brasil

 Em busca da Felicidade – 1941 a 1943
Fatalidade,  
Mulheres de Bronze,
O Direito de nascer

O público alvo dasradionovelas era o feminino, os grandes anunciantes desse tipo de programação eram os fabricantes produtos de limpeza e de higiene pessoal. Uma pesquisa do IBOPE, realizada em janeiro de 1944, apontava aseguinte audiência para o período de 10h às 11h da manhã: 69,9 % de mulheres, 19,5% de homens e 10,6% de crianças.
O custo da produção das radionovelas era muito alto e com o crescimento da televisão,ocorreu um fenômeno de migração da verba publicitária para o novo veículo. Em grande parte, o abandono do gênero radionovela pelo rádio. Ao longo da década de 1960, algumas emissoras ainda...
tracking img