Radiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5535 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Descoberta do Raio-X




Há pouco mais de 100 anos atrás, não era possivel o médico visualizar o interior do corpo humano sem ter que abri-lo e isso dificultava muito o diagnóstico de doenças e fráturas nos pacientes. Mas em 1895 uma grande descoberta revolucionou a humanidade, principalmente a física e a medicina, nesse ano eram descobertos os raio-x. Mas como isso ocorreu?




Noentardecer de 8 de novembro de 1895, quando o físico Wilhelm Conrad Rontgen (1845-1923) fazia pesquisa num tubo de raios catódicos. No momento em que Rontgen ligou o tubo, aconteceu algo que não era esperado, perto do tubo, uma placa de um material fluorescente brilhou. Este brilho persistiu mesmo quando o físico colocou um livro e uma folha do aluminio entre o tubo e a placa. Passaram-se semanasaté que o cientista entendesse o que saia do tubo. Em dezembro, Rontgen fez a radiação atravessar por 15 minutos a mão de sua esposa (Bertha), atingindo, do outro lado, uma chapa fotográfia. Ápos a revelação desta, viam-se nela as sombras dos ossos, na primeira radiográfia da história.



Como era uma radiação invisivel, ele a chamou de Raio-X. Sua descoberta valeu-lhe o prêmio Nobel deFísica 1901. Na época começo do século XX-ocorreu uma revolução no meio médico, trazendo um grande avanço diagnóstico por imagem, são exemplos disso a tomográfia computadorizada e a ressônancia magnética, metodos de rastreio essenciais para a detecção de lesões no maleficências.













Figura 01: Wilhelm Conrad Rontgen Fotografia Tirada em 1896.

Figura02: Dois tubos dedescarga utilizado Ront- gen. N ote se que, em ambos, o cátodo e o ânodo estão em ângulo reto. Nesses tubos, o feixo de raio s catódicos atinge o vidro, e não o ânodo.

Figura 03 O laboratório de Rontgen Rontgen fotografado no início de1896. Á esquerda, uma bobina deRuhumkoff, que funcionava pela queda de gota de mercúrio.











Figura 4: radiografias feitas por Rontgen em 1895:ossos da mão de sua esposa, com dois anéis no dedo médio .

Figura 5: radiografias feitas por Rontgen em 1895: Caixa de made-ira contendo pesos de balança.


Figura 06: radiografias feitas por Rontgen em 1895: bússola , com caixa metálica (provavelmente de alumínio) com escala em tinta metálica








História da Radiografia




Rotherng depois de fazer a descoberta danova radiação, que posteriormente se chamaria raio x , também continha a capacidade de sensibilizar um filme fotográfico, então ele teve a brilhante idéia que revolucionaria os diagnósticos da medicina apartir daquele instante, ele pediu para a sua esposa colocar a mão entre os raios x , com isso a primeira radiografia da historia pode ser vista.



Se aproveitando da sua grande descobertaRöntgen fez um artigo comunicando a sua nova descoberta que lhe renderia o premio Nobel de Física em 1901 , em 28 de dezembro de 1895 Röntgen fez radiografia do presidente da sociedade cientifica de Wüzburg.




Com apenas 3 meses após a descoberta de Röntgen foram realizados nos Estados Unidos as primeiras praticas radiológicas, com intuito de se fazer aplicações clinicas já em abril de 1896foi realizada a primeira radiografia de um projétil de arma de fogo de dentro do crânio de um paciente, em 1989 Oppenhein observou a destruição de uma selatúcirca causa por um tumor hipofisário, em 1922 Lackett e Stenvard descobriram ar nos ventrículos que ocorre por uma fratura sofrida no crânio













Figura 07:Primeiras aplicações clínicas da radiografia nos EUAFigura 08: Maleta com equipamento portátil de radiografia

Figura 09: Equipamento móvel de radiografia em ambulância




Em 1918 foi desenvolvida por Dandy uma técnica chamada ventriculografiacerebral, que constituía-se de substituir líquidos por ar , 13 anos após foi desenvolvida a mielografia que se constitui pela introdução de produtos radiopacos nas regiões subaracnóideo lombar....
tracking img