Radioatividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (662 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ENGENHARIA AMBIENTAL








RADIOATIVIDADE




JEFFERSON CARDOSO
VANNEI GUIMARÃES
LUANA CUNHA




Itabuna-Bahia
2012





RADIOATIVIDADE



Trabalho de QuímicaGeral apresentado à Faculdade de Tecnologia e Ciência realizada pelo discente: Jefferson Cardoso, Vannei Guimarães, Luana Cunha do 1° semestre noturno de Engenharia Ambiental em apreciação da docenteGeórgia.





Itabuna – BA
2012


INTRODUÇÃO

Neste trabalho falaremos da introdução a radioatividade, partiremos do inicio definindo o que é radioatividade, por quem foi descoberto, citaráos principais elementos radioativos, como Urânio, Césio, Tório e Cobalto. Mostraremos os pontos positivos e o negativos da radiação , diferenciando radioatividade natural com radioatividadeartificial .

















RADIOATIVIDADE

A radioatividade é definida como a capacidade que alguns elementos fisicamente instáveis possuem de emitir energia sob forma departículas ou radiação eletromagnética.
A radioatividade foi descoberta no século XIX. Até esse momento predominava a idéia de que os átomos eram as menores partículas da matéria. Com a descoberta daradiação, os cientistas constataram a existência de partículas ainda menores que o átomo, tais como: próton, nêutron, elétron. Vamos rever um pouco dessa história?
- No ano de 1896, o físico francêsAntoine-Henri Becquerel (1852-1908) observou que um sal de urânio possuía a capacidade de sensibilizar um filme fotográfico, recoberto por uma fina lâmina de metal.
- Em 1897, a cientista polonesa MarieSklodowska Curie (1867-1934) provou que a intensidade da radiação é sempre proporcional à quantidade do urânio empregado na amostra, concluindo que a radioatividade era um fenômeno atômico.
Anos sepassaram e a ciência foi evoluindo até ser possível produzir a radioatividade em laboratório. Veja a diferença entre radiação natural e artificial:
• Radioatividade natural ou espontânea: é a que se...
tracking img