Racismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 59 (14592 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“Eu tenho um sonho, de que um dia meus quatro filhos vivam em uma
Nação onde não sejam julgados pela cor da pele, mas pelo seu caráter”.
Martin Luther King

Integrantes:
Cesar Martins
Murilo Caldeira Morgado
Raphael Almeida da Silva
Rodrigo Ribeiro Martins
Tatiane G. Antonio Martins
Thaise Rocha
Vladimir Bento Lora

2º Semestre Nc

sumário:

* Conceito deRacismo:.....................................................................................3
* Evolução Histórica:........................................................................................6
* Acabou o Racismo depois da Abolição?........................................................17
* RACISMO: Procedimentos atuais.................................................................20* Colisão de direitos fundamentais...................................................................41
* REFERÊNCIAS Bibliográficas:....................................................................66

Conceito de Racismo:

É mister relatar que por raça entendemos as características físicas, como a cor da pele, tratadas pelos membros de uma comunidade ou de uma sociedade comoetnicamente significativas assinalando características culturais distintas.
A palavra racismo significa atribuir falsamente características hereditárias de personalidade ou de comportamento a indivíduos, com uma dada aparência física. Uma pessoa racista é alguém que acredita que existe uma explicação biológica para características de inferioridade supostamente possuídas por pessoas de um ou outro biotipo.Ter preconceitos significa manter opiniões preconcebidas acerca de um indivíduo ou grupo; a discriminação refere-se a comportamentos que privam os membros de um grupo das oportunidades abertas a outros.
O conceito de cor da pele (branco, pardo ou preto) possui significados diferentes, dependendo do local em que se esteja e da pessoa que faz tal avaliação. Um indivíduo pardo pode serconsiderado branco para alguns e preto para outros. Da mesma forma, um pardo brasileiro, pode ser classificado como preto nos Estados Unidos e como branco na África.
A classificação racial é buscada, desde a antiguidade, pelos homens, que procuram diferenciar-se dos demais seres de sua espécie. Neste sentido o antropólogo alemão Johan Friedrich Blumenbach, foi o primeiro a dar nome às diferençasencontradas entre os indivíduos, sendo essa classificação denominada de "raça" pelo cientista. Com base na origem geográfica e alguns parâmetros morfológicos, em 1795, Blumenbach categorizou cinco raças: caucasóide, mongolóide, etiópica, americana e malaia.
Contrariando a classificação de Blumenbach, em 1987 cientistas do mundo inteiro – através do consórcio internacional de sequenciamento do genomahumano – uniram-se para desvendar o código genético humano, sendo esse estudo chamado de Projeto Genoma [12]. Dentre diversas descobertas, os cientistas detectaram que a diferença genética dentre os grupos das mais diversas etnias é insignificante, não podendo, dessa forma, classificar os indivíduos por raça.
Dez anos após o início do projeto, Alan Templeton, um dos cientistas responsáveis pelapesquisa, declarou que para que o conceito de raça tivesse validade científica, "essas diferenças teriam de ser muito maiores". Ou seja, não importa a cor da pele, as feições do rosto, a estatura ou mesmo a origem geográfica de qualquer ser humano (traços que distinguem culturalmente as etnias): geneticamente, somos todos muito semelhantes.
O geneticista contemporâneo, Guido Barbujani, expõe aseguinte opinião:

A palavra raça não identifica nenhuma realidade biológica reconhecível no DNA de nossa espécie, e que, portanto não há nada de inevitável ou genético nas identidades étnicas e culturais, tais como se conhece hoje em dia. Sobre isso, a ciência tem idéias bem claras.(Disponível em: <http//:www.wikipedia.com.br>. Acesso em: 10 set. 2012.)
O povo brasileiro é formado pelo...
tracking img