Minimalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (372 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CARACTERÍSTICAS MINIMALISTAS

A importância do Movimento Minimalista pode ser observada na música, na arquitetura, na literatura, no teatro e em projetos gráficos com o mínimo possível de elementosformais, com aparência limpa e de mensagem simples e direta. O minimalismo, como já dito anteriormente, foi criado nos anos 60, e ficou conhecido principalmente por usar poucos recursos.
As obrasminimalistas possuem um mínimo de elementos. A pintura minimalista usa um número limitado de cores e privilegia formas geométricas simples, repetidas simetricamente. Eles buscavam restringir o uso decores, para que não ficassem tão claras as emoções e não fossem poluídas as obras, valorizando materiais industrializados. A escultura e a instalação têm primazia sobre a pintura, pois se entende queum quadro sempre será um objeto artístico convencional. Um exemplo de artista plástico foi José Resende (1945), que derrama parafina quente sobre um pedaço de couro cru, e o resultado é conseqüência datroca térmica entre os dois materiais: o couro se enruga e a parafina endurece.
Na literatura, caracteriza-se pela economia de palavras, onde os autores minimalistas evitam advérbios e sugeremcontextos a ditar significados. A música, a qual nasceu com a série Composições 1960, criada por La Monte Young, tende ser cantada apenas com duas notas, visando à repetição sonora.
O “branco” ou o“espaço vazio” podem incomodar alguns olhares de clientes, mas é um conceito muito utilizado em várias Campanhas Publicitárias contribuindo com inteligência uma bela peça. Este tipo de trabalho éconsiderado por muitos “simples demais”, mas, se a peça transmite a mensagem a que se destina, não é necessário abarrotar de elementos. “Temos verdadeiro pavor de expor nossas ideias de forma clara e diretapor julgarmos que, agindo assim, os outros vão achar que somos simples – no sentido de simplórios ou bobos. Assim, clareza, simplicidade e transparência vão ficando cada vez mais raras, e aqueles...
tracking img