Racismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 44 (10796 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA
LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA

ROSELI DA SILVA OLIVEIRA

O PRECONCEITO RACIAL NA ESCOLA

BRAGANÇA – PARÁ
2007
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA
LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA

ROSELI DA SILVA OLIVEIRA

O PRECONCEITO RACIAL NA ESCOLA

Trabalho deConclusão de Curso apresentado como pré-requesito para obtenção de grau de Licenciada Plena em Pedagogia na Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Bragança, sob orientação do Professor Dr. Sérgio Cardoso de Moraes.

BRAGANÇA – PARÁ
2007
ROSELI DA SILVA OLIVEIRA

O PRECONCEITO RACIAL NA ESCOLA

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à UniversidadeFederal do Para, Campus Universitário de Bragança, como requisito parcial para obtenção do grau de Licenciatura Plena em Pedagogia.

APROVADO EM ___________________DE 2007

BANCA EXAMINADORA:

_____________________________________________
Prof. Dr. Sérgio Cardoso de Moraes – Orientador
Universidade Federal do Pará

_____________________________________________
Prof.
UniversidadeFederal do Pará

_____________________________________________
Prof.
Universidade Federal do Pará

BRAGANÇA – PA
JANEIRO – 2007
DEDICATÓRIA

Dedico esta produção a minha família principalmente à minha mãe, Raimunda da Silva Oliveira que sempre me deu forças e motivação para que eu não desistisse diante das dificuldades encontradas.

Aos meus irmãos, Aldo, José Maria, Angela e Lúcia, quesempre estiveram ao meu lado nas horas difíceis e alegres, me ajudando a entender as complexidades da vida, e me orientando a seguir o caminho certo.
AGRADECIMENTOS

A Deus,
por ter me dado, paciência, inspiração e esperança na certeza de concluir este trabalho, por se fazer presente em todos os momentos de minha vida. Por me fazer entender que os sentimentos estão nos pequenos gestos deamizade e companheirismo que encontrei durante essa caminhada.

Aos meus pais,
José Valdemar Aires de Oliveira
Raimunda da Silva Oliveira
Por terem me presenteado a vida, e com ela a possibilidade de estar aqui realizando um grande objetivo: por me sentir orgulhosa de tê-los como meus primeiros mestres, os mais importantes que uma pessoa pode ter ao longo da vida.

A toda a minha família que dealguma maneira contribuíram para que eu pudesse concluir essa importante etapa de minha vida estudantil. As amizades que cultivei no decorrer desse tempo, em especial a Angela Quaresma, uma pessoa especial, a qual sempre me deu forças durante essa árdua jornada cansativa, aos amigos e colegas de curso pela amizade e companheirismo.

Meu orientador prof. Dr. Sérgio Cardoso de Moraes, que sem suacolaboração esse trabalho não seria possível. A todas as pessoas que de alguma forma se tornaram importante na minha vida, que participaram e / ou se fizeram presente nos momentos em que precisei de ajuda.

A todos que acreditaram no meu potencial, sucesso a todos nós.

“Ando devagar porque já tive pressa, e levo esse sorriso, porque já chorei demais. Hoje me sintomais forte, mais feliz quem sabe.
Eu só levo a certeza de que muito pouco eu sei que nada sei.
Todo mundo ama um dia, todo mundo chora.
Num dia agente chega e no outro vai embora.
Cada um de nós compõe a sua história
Cada ser em si carrega o dom de ser capaz de serfeliz”.

Tocando em frente
Almir Sater

RESUMO

O preconceito no Brasil se apresenta, dentre várias aspectos, de formas sutis e disfarçadas, escondidas sob falsas aparências e em particular, no âmbito educacional, deveria ser assunto onde a Lei deveria atuar com rigor, porque fere a constituição e contraria o Estatuto da criança e do adolescente. A sua propagação e...
tracking img