Racismo e xenofobia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1945 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Este trabalho será elaborado no âmbito da disciplina de Filosofia, com o tema de “Racismo e Xenofobia”.

Escolhemos este tema, pois pensamos que é um dos grandes problemas da sociedade e, apesar de parecer existir desde o aparecimento do Homem, continua a ser um tema atual.

Temos como objetivo estimular os nossos colegas, professores, familiares e amigos de maneira a alertá-losda situação em que a nossa sociedade ainda se encontra e, quem sabe, discutir o tema com vista a minimizar atitudes racistas e xenófobas no meio que nos envolve.

Para melhor expressar o nosso ponto de vista, vamo-nos apoiar em algumas questões:
O que é, o porquê, e quais os fatores que influenciam o racismo?
O que é, o porquê, e quais os fatores que influenciam a xenofobia?
Fazemos ainda adistinção entre os vários tipos de racismo e respondemos à questão: a espécie humana é composta por raças diferentes?

O grupo irá analisar por último o filme La Amistad, que foi visionado na aula de Filosofia.

A divisão das tarefas será feita da seguinte maneira, tanto o Nuno como o Miguel vão pesquisar mas o Nuno vai centrar-se em fatos históricos (Apartheid, a luta pela igualdade edireitos) e o Miguel na atualidade (notícias, reportagens, estudos…).

O que é, o porquê, e quais os fatores que influenciam o racismo?
Racismo é a crença que as pessoas possuem características inatas, biologicamente herdadas, que determinam seu comportamento. A doutrina do racismo afirma que o “sangue” é o marcador da identidade étnica-nacional, ou seja, dentro de um sistema racista o valor do serhumano não é determinado pelas suas qualidades e defeitos individuais, mas sim pela sua pertinência a uma "nação racial coletiva".
O racismo pode acontecer por várias razões, nem sempre explícitas, como a cor da pele, diferentes tradições, a cultura, razões históricas, o estatuto financeiro, comportamentos diferentes, ou outros. Existe uma discriminação de um grupo social dominante em aspetoseconômicos ou numéricos e tenta justificar a subordinação permanente de indivíduos ou povos.
A origem do racismo é controversa. Há quem diga que existe desde sempre, há quem defenda que é um fenómeno que remonta ao renascimento (final do séc. XIII), já que as relações entre diferentes povos na antiguidade eram de vencedor e cativo (xenófobas) e não apoiadas em critérios de raça (racismo).
Segundo estaúltima perspetiva o racismo surge com o desenvolvimento económico e tecnológico da Europa, durante o qual também surgem teorias que afirmam que na Europa existe uma raça superior destinada a dominar as raças não europeias e portanto inferiores.
O termo raças humanas está em desuso na comunidade científica desde 1950. Pretendia explicar diferenças de traços visíveis como a cor da pele, a forma docrânio e do rosto e a textura e cor de cabelo. Devido ao desenvolvimento da genética comprova-se que tais diferenças refletem apenas a adaptação evolutiva das populações geograficamente diversificadas, de Homo sapiens sapiens, ao seu habitat e não servem para confirmar a existência de raças dentro de nossa espécie.
Os fatores que influenciam o racismo são muito diversificados, mas todos baseadosem preconceitos ou falsas ideologias. Existem vários tipos de racismo:
Racismo individual - realça-se nos estereótipos mais estranhos, nas atitudes, nos comportamentos e até nos interesses pessoais que estão socializados entre brancos, negros e indivíduos de outros segmentos sociais (somos um povo de “mente colonizada”).
Racismo institucional - o negro, o índio, o judeu, o cigano, os mineiros,os peões, os mendigos, os bêbados, os gigolôs, os homossexuais, a mulher – sobretudo negra... são oculta ou abertamente discriminados em nosso sistema de trabalho, na justiça, na economia, na política e nas instituições.
Racismo cultural - manifesta-se nos valores, nas crenças, na religião, na língua, na música, na filosofia, na estética etc.
Racismo primário - é um fenómeno psicossocial,...
tracking img