As montanhas da lua

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1417 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Filme: As montanhas da Lua
O filme “As Montanhas da Lua”, do cineasta Bob Rafelson, é uma obra que retrata a expedição de Sir Richard F. Burton e John H. Speke em busca das nascentes do Rio Nilo. Apesar de, em primeira instância, parecer que apenas trata-se de uma aventura banal, o filme retrata como pano de fundo as relações da colonização européia em contraponto à cultura africana, assim comomuitas questões essenciais no estudo da História da África.
É um filme em que instiga de maneira bastante eficiente ao conhecimento ainda maior acerca das motivações de ambos os lados – africanos e europeus. Além disso, pode-se vincular ao tema escravidão na África – anterior à colonização européia – fator desconhecido a maioria das pessoas. Permite, assim, uma visão abrangente da colonização, daexploração, da ciência no século 19, bem como, um panorama bastante rico do continente africano.
Resumo do Filme “As Montanhas da Lua”
Título Original :Mountains of the Moon, EUA, 1990
Gênero: Aventura
Duração: 136 min.
Distribuidora(s): Tel Vídeo/20.20 Vision
Produtora(s): Carolco Pictures, IndieProd Company Productions, Zephyr Films Ltd
O filme “As Montanhas da Lua” trata da históriareal das expedições empreendidas em conjunto entre Richard Francis Burton (Patrick Bergen) e John Hanning Speke (Ian Glen) em busca de mapear e encontrar a nascente do Rio Nilo, em meados do século 19. Seu roteiro baseado nos livros de Richard Burton e adaptados por William Harris e roterizados por Bob Rafelson, o próprio diretor do filme. O título refere-se a maneira como os nativos chamavam anascente – Montanhas da Lua.
Speke, retratado na obra como um jovem nobre - inseguro e arrogante – une-se na África à expedição de Burton, um cientista e estudioso experiente. Logo ao início, denota-se o caráter e personalidade de ambos, quando a procura de Burton, Speke inadvertidamente invade uma Mesquita no momento das orações, as quais o primeiro participava.
Na primeira expedição, são tomadospelo revés de um ataque nativo em que, Speke é tomado como prisioneiro, evadindo-se ferido e Burton tem seu rosto transpassado lateralmente por uma lança. Apesar da relativa gravidade dos ferimentos de ambos, conseguem, porém, escapar e retornar à Inglaterra.
Conseguem um financiamento da parte da Sociedade Geográfica e assim, subsídios para uma nova expedição, certos de que possuem a capacidade deencontrarem a nascente. Seguem para nova empreita e contratando nativos africanos como membros de sua caravana, partem em sua campanha. Esta parte está evidenciado claramente o trabalho dos africanos que, seguindo a expedição como carregadores, intérpretes e outros, unem-se aos europeus como seus empregados. A despeito de tal, a fidelidade de tais contratados não estava garantida, sendo quemuitos acabam por fugirem, roubando os pertences e suprimentos da expedição. Obrigando, assim, que se empenhassem em conseguir seu suprimento através da caça, da qual Speke encarrega-se. Outro fator relevante é Speke ser um representante da nobreza e, assim, a caça entre estes é um esporte grandemente praticado na época.
A amizade entre Burton e Speke vai gradativamente se estabelecendo na medida emque as dificuldades surgem e estes, auxiliam-se mutuamente. Um dos exemplos mais marcantes está no momento em que Burton, tentando auxiliar um escravo fugido à mercê dos leões (Mabruki), afugenta as fêmeas aos gritos e atirando-lhes pedras, no entanto, não percebe a aproximação de um leão pelas suas costas, que é abatido prontamente com um tiro por Speke. Nota-se claramente a diferença detemperamento entre ambos neste evento: Burton afugentou as leoas, enquanto Speke matou ao leão. Ainda, pode-se ressaltar que o escravo Mabruki não era pertencente a nenhum europeu e sim, cativo de outros africanos.
Os empecilhos são inúmeros – falta de comida, de água, doenças, além das ora difíceis ora prazeirosas relações entre os nativos com que se deparam em meio à jornada. Percebe-se que apesar dos...
tracking img