Racismo e preconceito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (284 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O RACISMO E O PRECONCEITO AINDA ESTÃO PRESENTES EM NOSSO MUNDO
Em pleno século XXI ainda existem muitas pessoas preconceituosas no mundo, independente de raça,cor e classe social. Para quem sofre algum tipo de preconceito não é fácil, pois vivem traumatizados, com medo das barbaridades que muitos fazem por ai, porque nãoaceitam o simples fato de que ninguém é igual a ninguém, ou melhor, de que cada ser humano tem o livre arbítrio.
O caso recente da professora universitária do Pará(Uepa) que agrediu com palavras o vigilante da universidade chamando o mesmo de macaco, idiota e palhaço teve uma grande repercussão, pois há aqueles que acreditam quea professora se excedeu no momento e que a sua intenção ao usar essas palavras foi apenas de querer chamar o vigilante de “palhaço” e há também os que estão do lado dovigilante.
Apesar de a professora ter pedidos desculpas, não foi o suficiente, pois chamar alguém de macaco é caso sério, caso de processo e até mesmo cadeia,suas desculpas não irão apagar a humilhação que o vigilante sofreu. Independente do que a levou a cometer esse crime, não justifica seu ato preconceituoso, racista,principalmente se tratando de uma professora de religiões africanas.
Esse caso só é mais um de muitos. As pessoas precisam aprender que cada um tem sua liberdadede escolha e de expressão, que ninguém tem o direito de julgar o outro, de humilhar, de agredir, só porque não aceita o que o outro é ou faz. Todos merecem respeito,ninguém merece viver isolado só porque é preto ou branco, só porque é gordo ou magro, só porque é homossexual, enfim, no mundo tem espaço para todos.



Alyne Lima
tracking img