Racismo e preconceito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2489 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema de Ensino Presencial Conectado
pedagogia

Nome do Aluno

Qual método utilizar para a educação do futuro?
Tradicional ou histórico

Ji-Paraná
2012

Nome do aluno

Qual método utilizar para a educação do futuro?
Tradicional ou histórico

Trabalho interdisciplinar individual apresentado ao curso de Pedagogia da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, para obtenção parcial denota semestral, sob a orientação dos professores:

Bernadet Strang, Carlos Eduardo de Souza Gonçalves, Marcia Bastos e Okçana Battini.



Ji-Paraná
2012

* INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo promover o diálogo entre as diferentes áreas, proporcionando uma compreensão mais alargada do conhecimento adquirido através das disciplinas que compõem o semestre.
Também proporcionavoltar o pensamento para a Sociologia, a História, a Filosofia e a Psicologia aplicadas à educação e aplicáveis na educação, ou seja, na prática diária do futuro professor.
Além das obras de outros autores que fundamentam este trabalho a base teórica principal é o texto de José Carlos Libâneo “o essencial da didática e o trabalho de professor – em busca de novos caminhos”, que discute a função daescola e o papel do professor na leitura tradicional e na histórico-cultural. O texto traz elementos da história da educação, Sociologia da Educação, Psicologia da Educação e Teoria Geral do conhecimento, sendo essencial a sua leitura para a compreensão do papel do professor no processo de desenvolvimento da sociedade e da aprendizagem.
Baseado na leitura do texto de José Carlos Libâneo, foirealizada uma comparação entre o professor que utiliza o método de ensino tradicional e o professor que utiliza o método histórico crítico, levando em consideração elementos como a função da escola e o papel do professor. Identifica as diferenças fundamentais entre o método tradicional e o método histórico no que se refere à forma de ensinar.
Para entendermos melhor todas essas transformações, otrabalho se finaliza trazendo uma abordagem de como e porque essas transformações ocorreram. Para que isso fosse possível relacionamos com a psicologia, a sociologia, a filosofia e a história.
1. a função da escola e o papel do professor

É de suma importância que a escola esteja ciente do seu papel na gestão de ensino do ser humano. A função da escola, por sua vez é de da formar cidadãos, daraos alunos os ensinamentos de que eles necessitam para viver e trabalhar neste mundo de evolução, bem como orientá-los para a vida. Isso só acontece, se a escola definir como meta, o trabalho crítico com os conteúdos a ser estudados pelos educandos. Através de um trabalho crítico e da busca pelo exercício da cidadania, a escola deve mostrar às novas gerações a importância de cada indivíduo e seupapel na sociedade, enquanto cidadãos conscientes de seus direitos e deveres.
Já o papel do professor, portanto é o de planejar, selecionar e organizar os conteúdos, programar tarefas, criar condições de estudo dentro da classe, incentivar os alunos, ou seja, o professor dirige as atividades de aprendizagem dos alunos a fim de que estes se tornem sujeitos ativos da própria aprendizagem. Não háensino verdadeiro se os alunos não desenvolvem suas capacidades e habilidades mentais, se não assimilam pessoal e ativamente os conhecimentos ou se não dão conta de aplicá-los, seja nos exercícios e verificações feitos em classe, seja na prática da vida.

2. DIFERENÇAS FUNDAMENTAIS ENTRE O MÉTODO TRADICIONAL E O MÉTODO HISTÓRICO NO QUE SE REFERE À FORMA DE ENSINAR

Será que todos os alunosconseguem absorver o que é transmitido por seu professor em sala de aula? Sabemos que isso não é verdade, pois cada professor tem sua maneira de ensinar, de educar seus alunos, e por isso nem todos conseguem fazer com que seus alunos absorvam o conhecimento que esta sendo transmitido, principalmente nos dias atuais onde a tecnologia e outros assuntos ocupam o pensamento e a atenção das crianças...
tracking img