Racismo no brasil atual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2310 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS
DEPARTAMENTO DE DIREITO











SITUAÇÃO ATUAL NO BRASIL (ULTIMOS 10 ANOS)
DO PRECONCEITO RACIAL





BRUNA ELOISA BASEI
DJEICIANE MITTELMANN
LUANA CARLA NUNES
MARIANA DA SILVA GONZÁLEZ ENCINA
NARA CARULICE
VERUSA FRAGOSO





BLUMENAU
2012
BRUNA ELOISA BASEI
DJEICIANE MITTELMANN
LUANACARLA NUNES
MARIANA DA SILVA GONZÁLEZ ENCINA
NARA CARULICE
VERUSA FRAGOSO








SITUAÇÃO ATUAL NO BRASIL (ULTIMOS 10 ANOS)
DO PRECONCEITO RACIAL






Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Sociologia Jurídica, do Curso de Direito do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Regional de Blumenau.






BLUMENAU2012
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO .............................................................................................................4
2 EXISTÊNCIA DO PRECONCEITO RACIAL NO BRASIL ......................................5
3 O QUE SÃO AS IDIOSSINCRASIAS RACIAIS BRASILEIRAS? ...........................7
4 AS IDIOSSINCRASIAS E A POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA ......................10
5 CONCLUSÃO.............................................................................................................11
6 REFERÊNCIAS ..........................................................................................................12















INTRODUÇÃO


Sabe-se que no Brasil, ações de discriminação racial, são proibidas por lei, porém apesar das tentativas dediminuição do racismo , constata-se que mesmo havendo aplicação de sansões o racismo continua existindo de forma dissimulada.
Ninguém nasce com preconceito, há, porém uma transmissão no meio social de que uns são superiores aos outros inferiores e que se efetiva de maneira política para justificar interesses de dominação e exploração.
Percebe-se que o preconceito racialé utilizado para manter determinado grupo sobre outro na medida em que se comparam características e qualidades pautando-se em argumentos nada significativos que privilegiam uns sobre os outros.
Este preconceito racial vem alicerçado no Brasil colônia fundamentando-se nas questões culturais já impregnadas no contexto civilizatório de que tudo o que é semelhante é bom e o que nosdifere é ruim, caracterizando assim problemas de discriminação.
É por meio das concepções de mundo da branquitude que, todavia continuamos a construir este regime que justifica a superioridade e a inferioridade classificando os seres humanos por suas diferenças e conduzindo alguns a pensarem que se porventura tornarem-se mais parecidos com os brancos europeus também serão respeitados evalorizados.
Cabe, porém as políticas públicas que tratam das questões das raças no Brasil promover propostas de resgate da cidadania construindo uma sociedade que se paute na ética da valorização da vida e da dignidade humanas.










EXISTÊNCIA DO PRECONCEITO RACIAL NO BRASIL

Todavia, o conceito de raça surgiu por volta do século XVIII e durante séculos faziamenção a uma categoria de indivíduos com origem comum. Sabe-se hoje, que o termo “raça” para designar determinado grupo de seres humanos é inadequado, visto que no âmbito biológico/científico denomina-se raça por grupo de indivíduos que partilham as mesmas características morfológicas, isto é, existe a raça humana e não raças indígenas, negras, brancas ou quaisquer outras.
Conforme a atualrealidade brasileira, ações de discriminação racial são proibidas por lei - cometer, induzir indivíduos e incitar a discriminação por raça, cor, religião etnia ou origem utilizando qualquer meio de comunicação social é considerado crime inafiançável, estando o individuo sujeito a pena de reclusão. Entretanto, grande parte dos casos são enquadrados como injúria, estes com penas brandas e certo...
tracking img