Jornalcultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1045 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Empresa: JornalCultura
INTRODUÇÃO
Este trabalho visa mostrar o desenvolvimento de uma empresa do ramo jornalístico, denominada JornalCultura, com ênfase na divulgação das atividades culturais em exibição na Região Metropolitana de Porto Alegre, através da descrição de seus processos organizacionais, de valorização e motivação de suas equipes e lideranças, das estratégias de comunicação interna,de seus processos de feedback enquanto ferramenta de gestão, e também atividades de socialização de seus funcionários como meio de inserir a cultura da empresa no clima laboral dos funcionários.

OBJETIVOS:
Esta empresa tem os objetivos de:
a) Levar, para a população, informações sobre diferentes manifestações culturais existentes na cidade;
b) Influenciar as pessoas para um processo demaior valorização da cultura como, por exemplo, ir ao teatro, cinema, saraus, shows;
c) Divulgar os projetos culturais para as empresas e, com isso, tornar mais fácil o incentivo daqueles empresários aos novos projetos;
d) Objetivos de venda:
- a curto prazo: 3 mil exemplares;
- a médio prazo: 6 mil exemplares; e
- a longo prazo: 10 mil exemplares.
e) Periodicidade inicialmente prevista:distribuição semanal;
f) Área de abrangência: Grande Porto Alegre.


SOCIALIZAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS

É o meio de inserir a cultura da empresa aos novos colaboradores. Usando-se esta ferramenta, pretende-se evitar que ocorram mudanças bruscas no comportamento organizacional da empresa.
Para a empresa, este processo de socialização tem como objetivo principal o de fazer com que o funcionáriosinta-se acolhido, conhecendo informações sobre o seu novo local de trabalho e vivência, e também o de fazer com que estes colaboradores se sintam como parte do negócio e ajam como se esta empresa também fosse deles.
No JornalCultura, a socialização é feita através de um constante processo que leve os novos colaboradores à interação com os mais antigos. Também são feitas reuniões e palestras, nasquais também são expostos os rumos e os objetivos da empresa, finalizando com uma visita aos demais setores e instalações da empresa.
A JornalCultura adota a estratégia de valorizar e recompensar comportamentos inovadores, ou seja, o conhecimento que o colaborador traz para a empresa pode alterar o modo como são tradicionalmente desempenhadas as funções executadas em seu cargo.


PROCESSO DELIDERANÇA

Na visão de Bergamini (1994, p.31), o líder se caracteriza: a) por um forte empenho na persecução dos objetivos de seu grupo; b) arrojo e originalidade na resolução de problemas; c) impulso para o exercício da iniciativa nas interações sociais; d) autoconfiança e senso de identidade pessoal; e) desejo de aceitar as consequências da sua decisão e ação; f) prontidão para absorver o estresseinterpessoal; g) capacidade para tolerar frustrações e atrasos; h) habilidade para influenciar o comportamento de outras pessoas; i) capacidade de estruturar os sistemas de interação social, no sentido dos objetivos que estiverem sendo buscados.
Na empresa JornalCultura, o líder tem uma função motivadora, que está ligada às crescentes recompensas pessoais recebidas pelos colaboradores, tornandoo caminho para estas recompensas mais fácil de ser trilhado. Ele não foca os benefícios somente para o grupo como um todo, mas visa também a realização de cada colaborador.
O tipo de liderança exercido e estimulado no JornalCultura é o “Democrático”, ou seja, a ênfase é centrada tanto no líder quanto em seus subordinados. Os rumos são debatidos e decididos pelo grupo, que é estimulado pelo líder.O próprio grupo planeja as providências e as metas a serem atingidas.


PROCESSO DE FEEDBACK

O feedback é uma ferramenta utilizada dentro da empresa para auxiliar o desenvolvimento profissional de cada colaborador, independentemente do cargo que este ocupar.
No JornalCultura, este processo é feito da seguinte forma:
a) Planejamento – consiste da reflexão sobre o quê dizer, sempre...
tracking img