Racionalismo x empirismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (506 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RACIONALISMO x EMPIRISMO

RACIONALISMO:
Racionalismo é a corrente que se volta para o pensamento lógico e discursivo como método de produção de conhecimento verdadeiro. Para os racionalistas, averdade só era encontrada a partir da RAZÃO, e que os sentidos devem ser desprezados porque ENGANAM. Por exemplo: se você bota um lápis em um copo de água, ele parece estar quebrado, mas na verdade nãoestá. Por causa dessas ilusões, o sentido não é capaz de guiar ao conhecimento verdadeiro.
Principal representante do pensamento racionalista: Descartes.

EMPIRISMO:
Empirismo é a corrente quediz que o conhecimento é adquirido a partir das experiências, ou seja, é de fora pra dentro, discordando, por tanto, do racionalismo, que diz que o conhecimento é produzido pela razão APENAS.Principal representante do pensamento Empirista: Hume.

PRINCIPAL SEMELHANÇA: ambos nascem em favor da ciência.
PRINCIPAL DIFERENÇA: um descarta totalmente os sentidos, o outro se baseia neles.Críticas de Kant

A primeira, Crítica da Razão Pura examina os limites da razão quanto as possibilidade a priori do conhecimento. A segunda, Crítica da Razão Prática discorre sobre os limites dosprincípios morais já fundamentados a priori na razão. Nesta terceira, a Crítica da Faculdade de Julgar, Kant busca além da razão, ele investiga os limites daquilo que podemos conhecer pela nossa faculdade dejulgar, que leva em consideração não apenas a razão, mas também a memória e os sentimentos. Em sua primeira parte – Crítica da Faculdade de Juízo Estético – Kant realiza a analítica do belo atravésdas categorias (qualidade, quantidade, finalismo e modo), do sublime e introduz a noção de gênio.


Hegel - Filosofia da história: conceitua-se a filosofia da história como sendo a interpretação darealidade histórica com base nas concepções filosóficas, observa sobre a dimensão temporal da existência humana como existência humana sócia-política e cultural; teorias do progresso, da evolução...
tracking img