empirismo x racionalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (911 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto


Trabalho
de
filosofia





Rafael Amaral Aviles n°24 3A

Introdução

Os séculos XV e XVI podem ser caracterizados como o períododas profundas
transformações da sociedade, filosofia, inaugurando uma nova era do pensamento humano. Com a supervalorização do racionalismo, houve a busca pela liberdade de o homem usar a
razão,explicar a natureza, o universo e a si próprio, desprendendo-se da
visão puramente religiosa, ou seja, de qualquer tradição.























Racionalismo X EmpirismoRazão e raciocínio para se conhecer. 
Para reconhecer algo como verdadeiro, René Descartes considera necessário utilizar a razão e o raciocínio para transformar esse algo em idéias claras e distintas,com o objetivo de entender, estudar, compreender, analisar, criticar, questionar, o sistema, experimentar na razão e na ciência, ou seja, estudar racionalmente e cientificamente. 

Descartesutiliza-se de uma intuição primeira como fundamento para a construção da filosofia, que é a questão da dúvida que surge em si mesmo, ou seja, o próprio ser que duvida, pois se duvido penso, e se penso, logoexisto: "Cogito, ergo sum", "Penso, logo existo". 

À partir do princípio de Descartes em que tudo pode ser duvidado e tudo poder ser passível de dúvida, surgem vários tipos de idéias, algumasconfusas, duvidosas, e outras distintas, claras. Contudo, essas idéias distintas, claras, são as idéias verdadeiras, inatas, inerentes, ou seja, não possíveis de erros pelo fato de surgirem da razão, comopor exemplo, a idéia da perfeição de Deus. 

Para ter certeza que a razão não se engana pela realidade, Descartes toma como evidencia o que pode não passar de um erro de pensamento ou mesmo ilusãodos sentidos, e com isso, a idéia de Deus como um ser perfeito, pois ser um ser é perfeito, deve ter a perfeição da existência, caso contrário lhe faltaria algo para que fosse perfeito, portanto,...
tracking img