Historia da eja

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (885 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
HISTÓRIA DA EJA NO BRASIL

CRICIÚMA, 18 DE MARÇO DE 2013
A história da EJA no Brasil

A educação Brasileira teve inicio com os jesuítas, sendo feita de uma maneira muito impositiva porreprodução do saber. Ao longo do tempo as mudanças foram sendo feitas de acordo com as necessidades da sociedade, primeiro apenas os filhos ricos tinham direito á escola, os índios eram catequizados, e os negrosnão tinham direito nenhum, muito menos
“o saber ’’ mas a sociedade mudou, as cidades foram crescendo, os escravos libertos.
Mas foi na década de 30 que firmou a educação de jovens e adultos nopaís. O Brasil passava por uma grande transformação social, A política precisava de eleitores então tinham que ensinar esse povo a ler e escrever, primeiro para votar, segundo para poder trabalho nasfabricas e operar as maquinas. Esse ensino era padronizado e tinham que ser sempre obedientes aos professores e depois aos patrões. Muitos dos que freqüentavam a EJA apenas aprendiam a escrever o seunome e já figuravam como porcentagem nos relatórios que o Brasil precisava apresentar com números positivos para a comunidade internacional.
Em 1932 foi fundada a Cruzada Nacional de Educação paracombater o principal problema da nação – o analfabetismo. Em 1933 foi levantada a bandeira paulista de Alfabetização.
Na década de 40 o estado começa a discutir a educação de adultos e toma variasiniciativas, tais como a Regulamentação do Fundo Nacional do Ensino do INEP. Com o fim da ditadura de Vargas em 1945 o país vive uma nova transformação na política, fazendo com que o ensino de adultosganhe destaque na sociedade.
Em 1947 acontece o I Congresso de Educação de Adulto (EDA) promovido pelo Governo Federal, também houve a criação do Serviço de Educação de Adultos (SEA).
Nos anos 50 foirealizada a primeira campanha nacional de erradicação do analfabetismo (CNEA). Entre 1958 e 1960 surge um professor que queria fazer diferente ele tinha suas próprias idéias para alfabetização...
tracking img