Quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (639 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituto Federal de Educação , Ciência e Tecnologia do Pará
Professora : Rosa Laura
Disciplina: Química Geral
Turma: I 202 2 MF

RELATÓRIO REFERENTE À VISITA TÉCNICA : ALUNORTE

Alunos:Rodrigo Alaercio de Carvalho N: 2010202006
André Santos Moreira N: 2010202011

INTRODUÇÃO
No dia 06 de junho de 2011 foi realizada a visita técnica à EmpresaAlumina do Norte do Brasil S.A ( Alunorte) pelos alunos do curso Técnico em Química integrado, juntamente com alguns docentes da disciplina
Os objetivos foram conciliar os assuntos ministrados em salade aula com a obtenção da alumina e os procedimentos observados nos laboratórios da empresa.

PROCESSOS OBSERVADOS SOBRE A OBTENÇÃO DA ALUMINA
* Moagem e Digestão:
O estágio inicial, denominadodigestão, envolveu num primeiro momento a moagem da bauxita, seguida pela digestão propriamente dita com uma solução cáustica de hidróxido de sódio (NaOH) sob temperatura e pressão. As condições emque se processa a digestão (concentração, temperatura e pressão), variaram de acordo com as propriedades da bauxita. 
 
* Clarificação:
A clarificação é uma das etapas mais importantes doprocesso, nela ocorreu a separação entre as fases sólida (resíduo insolúvel) e líquida (licor) ,empregando técnicas que envolveram espessamento seguido de filtração.
- Espessamento:
É um processo dedecantação em que o resíduo proveniente da digestão foi encaminhado para unidades denominadas de espessadores/lavadores. O objetivo destas unidades é adensar o resíduo, aumentando seu teor de sólidos,para recuperar a maior quantidade de NaOH possível.
- Filtração:
Nesta fase houve a adição de polímeros para induzir a floculação das partículas nos espessadores .

*  Precipitação:
Nesta etapadeu-se o esfriamento do licor verde. Após este esfriamento foi feita adição de uma pequena quantidade de cristais de alumina (semeadura) para estimular a precipitação, em uma operação reversa à...
tracking img