Processo de abertura de capital

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 64 (15975 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A abertura de capital é uma decisão muito importante para as empresas, às mudanças são fundamentais e necessárias. Esse processo é utilizado para captar recursos e financiar os projetos de crescimento das empresas com o intuito de tornarem-se mais competitivas.
O primeiro passo para que a empresa possa abrir o seu capital é estabelecer-se como Sociedade Anônima(cujo capitaldivide-se em ações e sua regulamentação encontra-se disposta na Lei 10.303, de 31/10/2001).Essa transformação deve ser aprovada pelos sócios nos moldes determinados pelo estatuto social, em assembleia geral ou por escritura pública.
O Processo de abertura de capital deverá possuir um registro na CVM (Comissão de Valores Mobiliários).
Atualmente existem pouco mais de 500 empresas listadas na Bovespa.As companhias podem ser consideradas aberta ou fechada conforme os valores de sua emissão estejam ou não admitidos à negociação no mercado de valores imobiliários (Lei Nº 10.303/01, art. 4º).
Este trabalho possui informações sobre a empresa Grendene e sua abertura de capital.















A EMPRESA

O começo foi em 1971, quando os irmãos Pedro e Alexandre Grendene Bartellefundaram a Plásticos Grendene Ltda em Farroupilha (RS). Atentos às possibilidades do plástico na indústria, iniciaram a fabricação de embalagens plásticas para garrafões de vinho, até então feitos em vime. Em seguida, a empresa começou a fabricação de peças em plástico para máquinas e implementos agrícolas. E, na sequencia, tornou-se fornecedora de componentes para calçados, sendo pioneira nautilização da poliamida (nylon) como matéria-prima para a fabricação de solados e saltos para calçados. A primeira sandália surgiu em 1978, chamada Nuar. Em 1979 era lançada a coleção de sandálias plásticas com a marca "Melissa", no estilo aranha, inspirada nos calçados utilizados por pescadores franceses.
A Grendene é composta por 12 fabricas de calçados, com capacidade instalada de 200 milhões depares/ano, além da fabrica de PVC para consumo próprio na produção de calçados; com uma logística que atinge desde distribuidores a varejistas tradicionais e não tradicionais em todo território nacional e no exterior.
As unidades industriais estão distribuídas: Estado do Ceara nas cidades, Sobral (1993) – matriz e com 6 fabricas de calçados e uma fabrica de PVC; Fortaleza (1990) – 2 fabricas de calçadose componentes de PVC; Crato (1997) 1 fabrica de calçados e componentes em EVA. Estado do Rio Grande do Sul, Farroupilha (1971) – 2 fabricas de calçados e sede Administrativa; Carlos Barbosa (1980) – Matrizaria. Estado da Bahia, Teixeira de Freitas (2007) – 1 fabrica de calçado.
A empresa vende seus produtos por meio de representantes comercias, distribuidores, exportações diretas e viasubsidiarias no exterior, GRENDENE USA, INC.(EUA) e GRENDENE ARGENTINA S.A.(ARGENTINA), atingindo cerca de 20 mil pontos de venda fora do País e 60 mil no mercado brasileiro, além de uma área de venda separada e distribuição seletiva para a marca MELISSA.






HISTÓRICO


1971
Atenta às possibilidades do plástico, a GRENDENE começou a produzir telas para os garrafões de vinho produzidos naSerra Gaúcha, em substituição as peças feitas em vime.

1976
Iniciou a fabricação de peças de plástico para máquinas e implementos agrícolas e, em seguida de componentes para calçados (como solados e saltos). A GRENDENE foi pioneira na utilização da poliamida (nylon) como matéria – prima para a fabricação desses componentes. Assim, começava a dar os primeiros passos em direção à sua vocaçãofashion.

1979
Observando as sandálias de tiras dos pescadores da Riviera Francesa, Pedro Grendene Bartelle teve a ideia que revolucionou a empresa e a moda: nascia a Melissa Aranha. Muito mais que um calçado de plástico injetado, a marca virou símbolo fashion.

1980
Inaugurou em Carlos Barbosa, no Rio Grande do Sul, a matrizaria para produzir os moldes (matrizes) para a fabricação de calçados...
tracking img