Era vargas do estado novo a 54

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4365 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DIEGO RODRIGUES MARTINS









A EXCLUSÃO DE MENINAS NO FUTSAL ESCOLAR.










UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
SÃO PAULO
2012
DIEGO RODRIGUES MARTINS









A EXCLUSÃO DE MENINAS NO FUTSAL ESCOLAR.










UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
SÃO PAULO
2012Dedico esta obra a todas as pessoas que me incentivaram ao longo desses três anos para que, assim, pudesse alcançar mais essa conquista em minha vida.

Em especial a minha família, meus pais Benedito e Renilda, a minha irmã Débora, pelo companheirismo, cumplicidade e paciência.


AGRADECIMENTOS



Agradeço a Professora Melissa Cecato de Marco pelaorientação neste trabalho, podendo assim, ter a oportunidade de enriquecer meus conhecimentos.

Ao Professor Hergos Couto pelas instruções adicionais, aprendidas em aula e auxiliando assim as referências bibliográficas do trabalho, podendo enriquecê-lo com tal conteúdo.

E deixo também meus sinceros agradecimentos a meus amigos pelo incentivo, desde a conquista de entrar naUniversidade até a conclusão do curso.



























A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original.

Einstein, A.







RESUMO



A origem do futsal encontra divergências sobre o seu surgimento. Encontram-se teorias que apontamque o futsal tenha origem em Montevidéu, no Uruguai, e há também teorias que dizem que o futsal é um esporte que nasceu em São Paulo – Brasil. Porém, devido à identificação, popularidade e dimensão alcançada no Brasil, o futsal pode ser considerado um desporto genuinamente brasileiro. Por ser uma modalidade muito difundida no país, o futsal tem grande relevância não somente no contexto daperformance/alto nível, mas também no contexto da educação/participação, e que pode trazer muitos benefícios a seus praticantes, sejam esses benefícios físicos, cognitivos ou sócio/ afetivos. Podemos citar como alguns dos benefícios do futsal o ganho de: força, velocidade, agilidade, flexibilidade e também dos aspectos psicomotores de coordenação, percepção espaço-temporal, ritmo, etc. Pensando nocontexto da educação/participação, podemos ver o futsal escolar como uma ferramenta que pode trazer muitos desses benefícios aos alunos que o praticam. Porém, pode – se observar alguns problemas quanto às aulas de futsal nas escolas. Um desses problemas é quanto à equidade de gênero nas aulas de Educação Física quando o conteúdo abordado é o futsal. O que nos é exposto, é que muitas meninassão excluídas da prática desse esporte por parte de seus colegas, aos argumentos de que “futebol é coisa pra homem”... ou...”elas não sabem jogar, elas são muitos ruins”. Sendo que, se forem vetadas de tal prática esportiva, poderiam perder muito quanto aos benefícios que o futsal trás a seus praticantes. Foi utilizada uma a forma de pesquisa bibliográfica a cerca do tema exposto a fim depropor a reflexão dos profissionais da área quanto à importância de se trabalhar com ambos os sexos nas aulas de futsal escolar.



PALAVRAS-CHAVE: Futsal – Educação Física Escolar – Exclusão de meninas








SUMÁRIO

RESUMO...................................................................................................V
1.INTRODUÇÃO.........................................................................................7
2. OBJETIVO GERAL.................................................................................8
3. MATERIAIS E MÉTODOS.....................................................................9
4. HISTÓRICO DO FUTSAL.........................................................................10
4.1. Futsal Feminino no...
tracking img