Eng. mec.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1565 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDIÇÃO POR INJEÇÃO

Fundição consiste em liquefazer o metal e em seguida lançar o metal fundido em um molde, fazendo assim, a peça desejada. O processo de fundição é muito econômico e também permite obter com facilidade peças de geometrias complexas.

A fundição por injeção não é muito diferente dos outros tipos de processos de fundição, ela basicamente consiste em injetar ometal liquido contido em uma câmara de injeção para a cavidade de um molde, por meio de um pistão o qual joga a pressão para injetar o metal.

O processo de fundição por injeção começa como qualquer outro processo de fundição, ele começa em aquecer o metal liquido, por exemplo, o alumínio, depois de aquecido o metal é posto no cadinho (parece uma panela) é feita a retirada das impurezas dometal líquido. O metal líquido é colocado em uma maquina que parece um funil e normalmente essa máquina contém uma espécie de peneira para filtrar as grandes impurezas do metal liquido, e em seguida é coloca-se o nitrogênio para as demais impurezas subirem e serem retiradas por um técnico.

Depois de todo o processo de liquefação do metal, ocorrerá o processo de fundição por injeção.Existem dois processos de fundição sobre pressão, por injeção câmara fria e injeção câmara quente.

A principal diferença entre os dois conceitos está na posição do cilindro de injeção que no processo em câmara quente fica na vertical e está conectado ao forno, permitindo a injeção direta do metal no interior do molde, já no processo de câmara fria o cilindro de injeção fica na posiçãohorizontal e o metal é dosado na bucha de injeção para ser injetado.

Fechamento do molde e cursores
O fechamento do molde é realizado pela máquina injetora que possui um cilindro exclusivo para movimentar a placa móvel, já o fechamento dos cursores (gavetas) pode ser realizado por acionamento mecânico do próprio molde ou através de cilindros hidráulicos que são comandados pelamáquina.
Dosagem do metal na câmara de injeção
Após o travamento da injetora, a câmara de injeção é preenchida pelo metal líquido, sendo que as formas mais comuns de se dosar o metal são: dosagem manual com conchas feita pelo operador, ou automatizada, sendo executada por alimentadores automáticos articulados ou lineares, equipados com conchas que carregam o metal de um forno de espera oumesmo fornos dosadores que dosam o metal diretamente através de calhas até o orifício da câmara de injeção. Preenchida a câmara de injeção por metal líquido pode-se realizar a injeção.
Injeção
A injeção é a parte mais importante do ciclo, pois através dela acontece o objetivo principal do processo. O movimento de injeção é dividido em três fases teóricas, apesar de as máquinasinjetoras terem recursos para fragmentar o processo em diversas fases.
PRIMEIRA FASE
Após o fechamento do molde e dosagem do metal líquido na câmara de injeção, o pistão se desloca em baixa velocidade conduzindo o material até a seção de ataque, que é o ponto teórico ideal para iniciar-se o preenchimento das cavidades. Esse deslocamento na primeira fase acontece em baixas velocidades paraevitar turbulência e consequente aprisionamento de ar na câmara de injeção durante o movimento.


SEGUNDA FASE
A segunda fase de injeção consiste no preenchimento rápido das peças, sendo que na transição da primeira para a segunda fase ocorre um aumento significativo de velocidade do cilindro de injeção. Devido a grande extração de calor proporcionada pelo molde metálico e asespessuras de parede finas e geometrias complexas que normalmente se aplicam aos produtos fundidos sob pressão, se faz necessário este preenchimento rápido para garantir a perfeita alimentação das peças. O tempo de enchimento é uma característica muito importante e depende diretamente da espessura de parede do fundido, tendo relação também com outras variáveis, como; fluidez da liga, temperatura do...
tracking img