O retorno de martin guerre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1034 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Natalie Zemon Davis
Natalie Zemon Davis é uma historiadora americana de origem judia nascida em 1928 com grande representatividade no que diz respeito aos estudos da Era Moderna. Autora de diversas obras fortemente aclamadas, Davis é dona de uma vasta biografia classificados em livros, artigos e afins. In The Return of Martin Guerre (1983), Davis used sixteenth-century court records to craft adramatic and revealing tale about Bertrande of Artigat and the impostor who posed as her husband, Martin Guerre.Em sua obra a ser discutida, O Retorno de Martin Guerre, de 1983, Davis se utiliza de ​​registros muitas vezes judiciais do século XVI para assim formular um emocionante romance que envolve o protagonista Martin Guerre; Bertrande, sua esposa; e o impostor que se fez passar por ele. Thebook was widely read, and the story was popularized in an acclaimed film, made with Davis's contribution as historical consultant.Sua obra foi amplamente lida e sua história foi, inclusive, popularizada em um filme feito com a contribuição da própria autora. In Fiction in the Archives: Pardon Tales and Their Tellers in Sixteenth-Century France (1987), Davis again brings archival sources to life,describing how common people accused of crimes explained their actions as they sought royal pardon.In The Return of Martin Guerre (1983), Davis used sixteenth-century court records to craft a dramatic and revealing tale about Bertrande of Artigat and the impostor who posed as her husband, Martin Guerre.
O Retorno de Martin Guerre

A autora se utiliza da análise de diversos documentos do séc. XVI,e através destes, reúne uma história extraordinária. Porém não apenas sob posse de tais documentos, a autora, seguindo seus próprios pensamentos e sua imaginação especulativa, tenta preencher algumas lacunas emergentes durante a formação desta história.
O livro relata a história de Martin Guerre, um camponês que, junto com sua família, se muda para uma pequena vila nas regiões de Artigat. Écasado muito cedo pelos seus pais, seguindo a tradição, com uma jovem ainda mais nova chamada Bertrande de Rolls, unindo assim as regiões das duas famílias.
Martin fora dado como impotente por não conseguir ter relações sexuais com sua esposa durante os oito primeiros anos de casados, sofrendo grandes martírios dentro da comunidade em que vivia. Depois deste tempo, e com a ajuda de uma“feiticeira”, visto que seus pais achavam que Martin tinha sido alvo de alguma feitiçaria por não conseguir manter relações com sua esposa, a mulher chega a engravidar, dando a luz a uma criança. Porém, descontente com a vida que levava, de repente Martin simplesmente some sem deixar vestígios, foge deixando mulher, filho e família.
Alguns anos depois, um homem estranho chamado Arnaud de Tihl aparece dizendoser Martin Guerre, e mesmo sendo um impostor com uma memória extraordinária consegue convencer a todos relatando fatos que haviam acontecido há muito tempo atrás que talvez muitos nem lembrassem, se apossando assim da vida de Martin, enganando a todos menos, o que se supõe, sua mulher Bertrande, porém ambos viviam felizes. Entretanto, Martin (Arnaud) resolve disputar as terras que tem direito comseu tio, Pierre Guerre, o que é um insulto para a tradição basca, pois se passava de geração a geração. As desconfianças levam o tio de Martin, a colocar o sobrinho na justiça, acusando-o de mentir e enganar a todos, fingindo ser quem não era. O Tribunal começa uma longa disputa envolvendo familiares e vizinhos amigos de um e de outro; o sapateiro diz que o seu pé diminuiu; onde diziam que ele tinhacicatrizes, Arnaud também as têm, nos mesmos lugares; agora ele era mais baixo e mais gordo.

Após alguns meses, Bertrande une-se a Pierre contra sua vontade, mas para não ser condenada caso Arnaud perdesse. O caso ia ser concluído com o réu sendo absolvido, porém o verdadeiro Marin Guerre chega, com uma perna de pau como haviam dito calma e lentamente no tribunal pedindo direito à fala....
tracking img