Quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (417 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatório da Aula Pratica de Química

Recebemos 4(quatro) substâncias misturadas que são elas, areia lavada, limalha de ferro, cloreto de sódio e dicromato de potássio, após receber essassubstâncias separamos a limalha de ferro do resto das outras. Com um pequeno imã fizemos a separação dela. Em um bequer de 500ml e um funil de 100ml, colocamos um filtro de papel em forma de funil, aondedepositamos as 3(três) substâncias que restaram e depositamos aproximadamente 50ml de àgua quente de aproximadamente 100°C, e deixamos por alguns minutos fazendo a filtragem.
Após essa filtragemreparamos que no filtro de papel ficou apenas a areia lavada e o filtro ficou com uma coloração amarelada e o liquido da filtragem ficou com uma coloração laranjada. Separamos esse liquido em um bequer de100ml, e colocamos ele em um recipiente com gelo para que fizesse a separação do dicromato de potássio e o cloreto de sódio, deixamos por alguns minutos e vimos que com a temperatura baixa o cloreto desódio foi se separando do dicromato de potássio, formando pequenos cristais de sal no fundo do bequer.
Por último filtramos esse liquido(dicromato de potássio e cloreto de sódio) novamente em umfiltro de papel, para que restasse apenas o sal, após essa filtragem pesamos os filtro de papel e o sal que conseguimos separar e tivemos as seguintes medidas:
Filtro de papel: 1,420 mg;
Sal: 0,280 mg.Questionário para o relatório:

1) Qual o resíduo que sobrou no papel filtro após a primeira filtração?
R: Areia lavada, cloreto de sódio e dicromato de potássio.
2) Qual o resíduo que sobrou nopapel filtro após a segunda filtração?
R: Areia lavada.
3) Qual os componentes obtidos em cada etapa?
R: 1ª etapa: Limalha de ferro, 2ª etapa: cloreto de sódio e dicromato de potássio e 3ª etapa:cloreto de sódio.
4) Ouve perda de massa dos componentes? Discuta.
R: Não ouve perda pois fizemos os procedimentos corretos.
5) As frações obtidas são de substâncias completamente puras?...
tracking img